Gaudium news > Papa recebe bispos do norte brasileiro em visita “Ad Limina Apostolorum”

Papa recebe bispos do norte brasileiro em visita “Ad Limina Apostolorum”

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 15-04-2010, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, o Papa recebeu em uma audiência particular no Vaticano os bispos brasileiros do Regional Norte 2 da CNBB (estados do Pará e Amapá) que se encontram em visita “Ad Limina Apostolorum” em Roma. Quinze bispos de dioceses das duas regiões episcopais estiveram reunidos hoje com o Santo Padre.

Em seu discurso, o Papa fez questão de ressaltar o trabalho de evangelização das dioceses da Região Norte do país, especialmente as da região amazônica. “Vossa presença aqui tem um sabor familiar, parecendo reproduzir o final da história dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 33-35): viestes narrar o que se passou no caminho feito com Jesus pelas vossas dioceses disseminadas na imensidão da região amazônica, com as suas paróquias e outras realidades que as compõe como os movimentos e novas comunidades e as comunidades eclesiais de base em comunhão com o seu bispo (cf. Documento de Aparecida, 179)”.

O Papa agradeceu ainda os relatórios enviados a ele periodicamente pelas dioceses, com uma análise e uma descrição da realidade e dos problemas locais.

Em seguida, Bento XVI pediu aos bispos que prestem maior atenção ao culto do Santíssimo Sacramento e que valorizem sempre mais a Eucaristia. Um dos efeitos dessa “desatenção” eucarística, segundo o Santo Padre, é a participação cada vez mais ativa dos fiéis e das comunidades durante as missas, quando, na verdade, a atitude primária dos cristãos nessas ocasiões deveria ser a de receber e escutar, “recolhidos e atraídos para o Único necessário: o seu Senhor”.

O Santo Padre comentou também sobre a proximidade com outras religiões e crenças, especialmente no norte brasileiro, e alertou os bispos para os riscos do sincretismo e da inculturação.

“Como estão distantes de tudo isto quantos, em nome da inculturação, decaem no sincretismo introduzindo ritos tomados de outras religiões ou particularismos culturais na celebração da Santa Missa (cf.Redemptionis Sacramentum, 79)! O mistério eucarístico é um «dom demasiado grande – escrevia o meu venerável predecessor o Papa João Paulo II – para suportar ambigüidades e reduções», particularmente quando, «despojado do seu valor sacrificial, é vivido como se em nada ultrapassasse o sentido e o valor de um encontro fraterno ao redor da mesa» (Enc. Ecclesia de Eucharistia, 10)”, declarou Bento XVI.

Ao final, Bento XVI recordou o XVI Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado no próximo mês em Brasília, “que deste modo verá o jubileu áureo da sua fundação enriquecido com o ‘ouro’ da eternidade presente no tempo: Jesus Eucaristia”.

“Que Ele seja verdadeiramente o coração do Brasil, donde venha a força para todos homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e ajudarem como irmãos, como membros do Cristo total”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas