Gaudium news > Arcebispo de Cracóvia preside cerimônia em homenagem às vítimas de acidente aéreo na Rússia

Arcebispo de Cracóvia preside cerimônia em homenagem às vítimas de acidente aéreo na Rússia

Cardeal-Stanislaw.jpg
Em sua homilia, cardeal Stanislaw afirmou que Rússia deve ser perdoada pelo passado soviético

Cracóvia (Quarta-feira, 14-03-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Cracóvia, na Polônia, cardeal Stanislaw Dziwisz, presidiu ontem, na Basílica de Santa Maria, uma cerimônia em memória ao 70º aniversário dos massacres de Katyn, nos quais 22 mil prisioneiros de guerra poloneses foram assassinados pelo governo da então União Soviética. O acidente aéreo ocorrido em Smolensk, na Rússia, na semanada passada, que matou o presidente polonês Lech Kaczynski e mais 95 pessoas, também foi lembrado na cerimônia.

Em sua homilia, o cardeal reiterou aos fiéis presentes a necessidade de oferecer perdão e reconciliação à Rússia por seu passado soviético, como uma maneira de cicatrizar as feridas da Polônia. Na mesma cerimônia, o arcebispo emérito de Cracóvia, cardeal Franciszek Macharski, recitou uma oração pelas vítimas de Katyn e também pelos mortos no acidente aéreo na Rússia.

Marcha pelas vítimas
Antes das palavras proferidas pelos cardeais, milhares de poloneses participaram de uma marcha em homenagem a Katyn e às vítimas do acidente aéreo russo. A marcha, que começou no centro de Cracóvia, culminou aos pés da Cruz de Katyn: monumento construído com madeira preta e que fica localizado na Praça Ojca Adama Studzinskiego, nas imediações do Castelo de Wawel, onde serão enterrados o presidente da Polônia e sua esposa.

Entre os participantes do evento estavam representantes de entidades locais, nacionais e regionais e delegados internacionais. Ao término da caminhada, o hino da Polônia foi tocado e soldados deram uma saraivada de tiros para o alto em homenagem às vítimas dos dois eventos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas