Cardeal Sodano presidirá missa pelas vítimas do acidente do avião presidencial polonês
Cardeal Angelo Sodano presidirá missa promovida pela Embaixada Polonesa junto a Santa Sé |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-04-2010, Gaudium Press) Será celebrada amanhã, às 17h, na Basílica Vaticana, a missa pelas 96 vítimas do desastre aéreo do último dia 10 de abril em Smolensk, na Rússia, em consequência do qual faleceram o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, sua esposa, o bispo do Ordinariado Militar Tadeusz Ploski, e outros importantes políticos e oficiais poloneses. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Decano Angelo Sodano e é promovida pela Embaixada Polonesa junto à Santa Sé.
Foram convidados para a missa todos os embaixadores acreditados junto à Santa Sé, oficiais da Cúria Romana e padres poloneses que se encontram em Roma. Enquanto isso, na Polônia, o funeral das vítimas está previsto para o próximo sábado, dia 17 de abril, na Praça Marechal J. Pilsudski em Varsóvia.
O falecido presidente Kaczynski e sua esposa serão sepultados nas grutas de Wavel em Cracóvia, como confirmou o cardeal arcebispo Stanislaw Dziwisz. O funeral do casal presidencial acontecerá em Cracóvia no próximo domingo, 18 de abril, no grande mercado velho no centro da cidade.
Confirmaram presença na cerimônia vários chefes de estado, como o presidente russo Dimitr Medvedev, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama; o presidente da Alemanha, Horst Koehler, com a chanceler Angela Merkel, o primeiro ministro da Espanha, José Luis Zapatero e do Canadá, Stephen Harper, entre outros.
Hoje pela manhã, durante a audiência geral, o Santo Padre dirigiu mais uma vez uma saudação de apoio aos fiéis poloneses: “Sei que perseverais no luto nacional depois da morte do presidente e das pessoas que o acompanhavam. Vos console a mensagem da Páscoa que nos recorda que ‘nenhum de nós vive por si próprio e ninguém morre por si próprio, porque se nós vivemos, vivemos pelo Senhor, se nós morremos, morremos pelo Senhor”.
Deixe seu comentário