Arquidiocese de Goiânia comemora centenário de seu primeiro arcebispo
Dom Fernando participou do Conselho Vaticano II |
Goiânia (Terça-feira, 13-04-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Goiânia, em Goiás, comemora o centenário de nascimento de seu primeiro arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos, que se estivesse vivo teria completado 100 anos no dia 04 de abril. Segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), para marcar importante data para a Igreja goiana, diversos eventos aconteceram e irão acontecer em 2010.
No dia 11 de março, por exemplo, durante a Reunião Mensal de Pastoral, o tema abordado foi “aprofundamento do Centenário de Nascimento de Dom Fernando Gomes”. Outra homenagem está marcada para o dia 1º de junho, quando se lembrará o 25º aniversário de falecimento do arcebispo e mais uma para o dia 16 de junho, data em que se comemora o 53º aniversário de instalação da arquidiocese de Goiânia e posse de Dom Fernando.
Segundo Padre Alaor Rodrigues, amigo de Dom Fernando, as homenagens ao arcebispo pelo centenário de seu nascimento são todas justas e merecidas, porque o religioso viveu intensamente para o Evangelho e para o povo de Goiânia. “Dom Fernando foi o homem certo, no tempo e no lugar certo”, disse.
Por sua vez, o arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro, que foi o primeiro pároco da Catedral de Goiânia e o primeiro vigário geral de Dom Fernando, afirmou ser um privilegiado por ter participado do ministério do falecido religioso.
Biografia
Dom Fernando Gomes dos Santos nasceu na cidade de Patos, na Paraíba, em 1910. Foi ordenado sacerdote no ano de 1932, em Roma e ordenado bispo em 1943. Foi bispo titular de Goiânia de 1957 até 1985, ano de sua morte. Antes de assumir a arquidiocese goianiense foi bispo de Penedo, em Alagoas e bispo de Aracaju, Sergipe.
Entre suas diversas atuações durante a vida eclesial, destaque para a participação de Dom Fernando no Concílio Vaticano II e na 2ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizado em Medellin, Colômbia. O prelado foi também membro da comissão central da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário do regional Centro-Oeste da CNBB. Na área educativa, o religioso destacou-se como fundador da Universidade Católica de Goiás, onde também desempenhou a função de grão-chanceler.
Deixe seu comentário