Reitor faz apelo para que Santuário português de Cristo Rei se torne “nacional”
Santuário Cristo Rei foi inaugurado em 17 de maio de 1959 |
Almada (Terça-Feira, 13-04-2010, Gaudium Press) O reitor do Santuário Cristo Rei, Padre Sezinando Alberto, quer que o santuário, localizado na cidade de Almada, região de Lisboa, Portugal, receba o título de “nacional”. Os motivos, segundo o sacerdote, são o número estimado de visitantes – cerca de 500 mil – que o local recebe anualmente e os propósitos que estiveram presentes na sua origem. Com informações da Agência Ecclesia.
Pe. Sezinando argumenta que, além de o santuário ter sido erguido com fundos de todas as dioceses de Portugal, há documentos que provam o desejo do cardeal Patriarca, Dom Manuel Cerejeira, o inaugurador do local, de que o Santuário adquirisse status de “nacional”.
O religioso lamenta também o fato de que durante muitos anos o Santuário tenha sido visto como um mirante, traindo o carisma que o fundou. “Não quero dizer que as pessoas não venham aqui para ver a paisagem, mas através dela também se pode encontrar Deus”, afirma.
Para que o Santuário ganhe um caráter mais religioso, algumas medidas foram tomadas pelo reitor, como a celebração de missa diária; a adoração do Santíssimo Sacramento e a instalação de uma caixa onde são depositados milhares de orações.
Santuário Cristo Rei
A inspiração para construir o Santuário Cristo Rei veio do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Embora, a Igreja Portuguesa já pensasse na criação deste local antes da Segunda Guerra Mundial, a sua edificação só ganhou um impulso em 1940, quando os bispos prometerem erguer sobre Lisboa um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, caso Portugal fosse poupado da Guerra.
E assim foi feito. Portugal manteve-se neutro na Segunda Guerra, não participando diretamente nas ações bélicas e conseguiu iniciar uma campanha nacional para angariar fundos visando a construção do monumento. O processo foi lento, mas bem-sucedido. A pedra fundamental foi lançada em 1950 e o Santuário Cristo Rei inaugurado em 17 de maio de 1959.
No dia 17 de maio de 2009, quando o Santuário completou 50 anos, foi realizada a assinatura da geminação com o Santuário Cristo Redentor. Com isso, os dois santuários poderão partilhar textos e documentação e trocar intenções mútuas e peregrinações.
Deixe seu comentário