Gaudium news > Vaticano divulga lista de integrantes da primeira sessão da Comissão sobre Medjugorje

Vaticano divulga lista de integrantes da primeira sessão da Comissão sobre Medjugorje

Cardeal-Josef-Tomko.jpg
Cardeal Jozef Tomko foi um dos escolhidos para fazer parte da Comissão Internacional de investigação sobre Medjugorje

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 13-04-2010, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou hoje os nomes dos integrantes da primeira sessão da Comissão Internacional de investigação sobre Medjugorje que foi realizada no Vaticano no dia 26 de março. Entre os membros arrolados, como previsto, estão cardeais, bispos, mas também especialistas, teólogos e psicólogos. Além do elenco de nomes, o boletim vaticano não dá nenhuma nova informação ou detalhe sobre os trabalhos.

A Comissão foi presidida pelo cardeal Camillo Ruini, vigário geral emérito de Sua Santidade para a diocese de Roma. Entre os cardeais escolhidos para fazer parte da comissão estão também, por parte do Vaticano, Cardeal Jozef Tomko, prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos; e da Bósnia-Herzegovina, onde se encontra o santuário de Medjugorje, o presidente da Conferência Episcopal, cardeal Vinko Pulji?, arcebispo de Vrhbosna.

Além disso, participaram das discussões ainda o arcebispo de Zagreb e vice-presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, Cardeal Josip Bozanic; o presidente emérito do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Cardeal Julian Herranz; o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Angelo Amato; e o relator da Congregação para as Causas dos Santos, Padre Zdzislaw Józef Kijas.

Do lado do conselho psiquiátrico participaram o psicanalista e especialista em Psiquiatria Social, monsenhor Tony Anatrella e o professor de Psicologia e Psicologia das Religiões no Instituto Filosófico e Teológico da Companhia de Jesus em Zagreb, Padre Mijo Nikic.

Também fizeram parte da comissão o professor de Teologia Fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, monsenhor Pierangelo Sequeri, o consultor do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Padre A. David Maria Jaeger; o professor de Mariologia na Pontifícia Faculdade Teológica “Marianum”, Padre Salvatore M. Perrella; e o professor de Antropologia Teológica na Pontifícia Universidade Lateranense, reverendo Achim Schütz, na qualidade de secretário.

Pela Congregação para a Doutrina da Fé participa da comissão o oficial do dicastério, monsenhor Krzysztof Nykiel, como secretário-adjunto. Outros especialistas convidados para os trabalhos são o professor de Teologia Fundamental em Sarajevo, Dom Franjo Topic; o professor de Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana, Padre Mihály Szentmártoni; e a professora de Teologia em Rijeka, irmã Veronica Nela Gaspar.

Comissão

A Comissão é uma forma de o conselho para a Congregação para a Doutrina da Fé analisar a com rigor o caso das supostas revelações da Virgem Maria a seis pessoas em Medjugorje, na Bósnia, desde a década de 80. O grupo foi criado no último dia 17 de março e o trabalho da Comissão se realizará sob rigoroso sigilo. As conclusões serão apresentadas às instâncias da Congregação para a Doutrina da Fé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas