“Igreja é chamada a proclamar no mundo a Divina Misericórdia”, afirma Papa no Regina Caeli
Castel Gandolfo (Segunda-feira, 14-04-2010, Gaudium Press) A missão da Igreja é “levar a todos a boa nova, a alegre realidade do Amor misericordioso de Deus”, disse o Papa Bento XVI neste domingo “in albis”, da Divina Misericórdia. O Papa se encontrou com os fiéis para a oração do “Regina Caeli”, que rezou da sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. A oração mariana no tempo pascal é recitada no lugar do Ângelus.
O primeiro domingo depois da Páscoa é celebrado como “in albis” pelas vestes brancas usadas por 8 dias pelos neófitos batizados na vigília pascal. João Paulo II instituiu este domingo como a festa da Divina Misericórdia. Este ano são comemorados 10 anos da canonização da freira polonesa Maria Faustina Kowalska, “apóstola da Divina Misericórdia” que, tendo recebido as revelações de Jesus, promoveu a imagem de Jesus Misericordioso e a oração especial.
Papa rezou o Regina Caeli com os fiéis em Castel Gandolfo pelo domingo “in albis” |
Bento XVI lembrou também o início da exibição do Santo Sudário, que começou ontem em Turim, no norte da Itália. Aos peregrinos, o Papa deseja que “este ato de veneração ajude a procurar o Vulto de Deus”.
A atmosfera e as palavras depois do “Regina Caeli” foram dominadas pela notícia do trágico acidente da queda do avião presidencial polonês perto de Smolensk na Rússia, tendo a bordo o presidente Lech Kaczynski, sua esposa Maria, Mons. Tadeusz Ploski, o arcebispo ordinário militar e outras 93 pessoas de significativa relevância no país.
Após a recitação do “Regina Caeli”, o Papa enviou um telegrama de pesar onde “assegura “de coração” sua “oração em favor das vítimas e de apoio” para a “amada Nação polonesa” depois do trágico falecimento de seu presidente e todos os outros passageiros do voo em Smolensk.
No pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo estiveram presentes numerosos poloneses, com as bandeiras decoradas com fitas pretas fúnebres, cantando “Jezu ufam Tobie” (Jesus em ti confio) e “Czarna Madonna” (Nossa Senhora Negra). As palavras do Papa em italiano foram recebidas com canto “Resto eterno” para os defuntos.
O Santo Padre retorna ao Vaticano na próxima terça-feira, dia 13 de abril.
Deixe seu comentário