Cardeal Bertone participa de peregrinação centenária no Chile
Peregrinação foi criada para proteger sacerdotes que levavam comunhão aos enfermos |
Santiago (Segunda-feira, 12-04-2010, Gaudium Press) O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, liderou ontem, na localidade de Colina, a 20 quilômetros de Santiago, no Chile, a centenária peregrinação do Quasimodo: tradicional celebração católica do país, criada há mais de 200 anos, originalmente com o intuito de proteger, de ladrões e assaltantes, os sacerdotes que levavam comunhão aos enfermos.
O cardeal, que está em visita ao Chile desde a terça-feira passada, participou da peregrinação com mais de 1800 camponeses montados a cavalo e disse estar tocado com tal demonstração de fé. “Assisti a uma comovedora proclamação da presença real de Cristo no sacramento da Eucaristia, feita com cantos, orações e adornada com todo o colorido de suas tradições”, declarou.
Na ocasião, o secretário de Estado vaticano deu a comunhão a pessoas doentes e a um cego, e afirmou que nesta peregrinação “a Igreja manifesta sua predileção pelos doentes, visita-os em suas casas, agasalha-os, enchendo de flores seus lares e lhes leva seu mais precioso tesouro, o Senhor ressuscitado”.
Cardeal Bertone falou também novamente sobre o terremoto ocorrido no Chile no fim de fevereiro e que ainda faz sentir os seus efeitos na região. Em solidariedade ao povo chileno, o cardeal elevou preces ao país “que passa por um momento tão difícil e cheio de desafios”, disse.
Deixe seu comentário