Gaudium news > Porta-voz do Vaticano comemora pacto de redução de armas nucleares de EUA e Rússia

Porta-voz do Vaticano comemora pacto de redução de armas nucleares de EUA e Rússia

Padre-Federico.jpg
Segundo Pe. Lombardi, Start 2 é boa notícia porque se supera uma situação de impasse

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 09-04-2010, Gaudium Press) O porta-voz do Vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, comemorou a assinatura do novo Start, atualização do tratado de redução dos arsenais nucleares entre os Estados Unidos e a Rússia assinada ontem em Praga, na República Tcheca.

O novo pacto, que deverá reduzir para 1.550 as ogivas nucleares em poder das duas potências e em um terço o total dos outros armamentos atômicos, foi firmado no Castelo de Praga, na mesma sala onde o Papa Bento XVI falou, há poucos meses, à autoridades tchecas.

“Nesse sentido, o Start 2 é uma boa notícia porque se supera uma situação de impasse e se retoma o caminho rumo à redução e, se espera, à eliminação dos arsenais bélicos”, afirmou Pe. Lombardi.

O porta-voz do Vaticano recorda que ainda há muitas armas nucleares em posse de diversos países, suficientes para destruir o mundo várias vezes. “[As armas nucleares] são sempre suficientes para destruir o nosso planeta, mas estão mais reduzidas em relação ao período de acúmulo sem limites, inútil e ilógico. Falar justamente de paz, de confiança e de solidariedade quando ainda existem milhares de ogivas nucleares potentíssimas, é provavelmente muito otimista, mas se trata do caminho correto, e é urgente prosseguir nele”.

Ainda segundo Pe. Lombardi, com este acordo “se torna mais crível falar de não-proliferação nuclear a países com esse tipo de ambição, e será possível destinar recursos econômicos, científicos e humanos às necessidades mais urgentes da humanidade e do seu desenvolvimento”.

“Todo esforço nesta direção deve ser encorajado, e a Igreja sempre apoiará os agentes de paz”, concluiu o porta-voz.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas