Bispo emérito de Piracicaba comemora 60 anos de sacerdócio
Dom Eduardo Koaik era bispo auxiliar do Rio quando foi transferido para Piracicaba |
Piracicaba (Sexta-feira, 09-04-2010, Gaudium Press) O bispo emérito de Piracicaba, São Paulo, Dom Eduardo Koaik, comemorou ontem, dia 8, os 60 anos de sua ordenação sacerdotal. O prelado de 83 anos que, recentemente, foi operado para tratamento de um câncer, agradeceu as orações que está recebendo de todos por ocasião do jubileu e de sua recuperação.
Biografia
Ordenado sacerdote em 1950, em Roma, Dom Eduardo chegou a diocese de Piracicaba somente 30 anos depois. Em 1979, segundo a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o prelado era bispo auxiliar do Rio de Janeiro e foi transferido para Piracicaba pelo então Papa João Paulo II, que atendeu pedido de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo. O bispo estava doente e solicitou ao pontífice um bispo coadjutor. Em 1984, Dom Aníger renunciou e Dom Eduardo assumiu a diocese piracicabana.
O prelado foi bispo de Piracicaba até 2006, período em que renunciou por ter completado 75 anos de idade. Durante este tempo, informa a CNBB, fez um ótimo trabalho pastoral construindo os seminários teológico, filosófico e propedêutico da cidade e ordenando 34 padres e 33 diáconos permanentes. Além disso, criou 17 paróquias e dois santuários marianos e a Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), que administrava os trabalhos e projetos sociais da diocese.
Enquanto bispo de Piracicaba, Dom Eduardo foi presidente da Cáritas do Brasil e do Regional Sul 1 da CNBB, que abrange o Estado de São Paulo. O prelado também foi duas vezes membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) da CNBB e membro do Departamento de Comunicações do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).
Segundo a CNBB, em 2000, quando celebrou 50 anos de sacerdócio; o Jubileu de Ouro Sacerdotal, Dom Eduardo recebeu um grande presente. Foi até Roma, cidade onde fora ordenado sacerdote, e concelebrou uma missa festiva com o Papa João Paulo II.
Deixe seu comentário