Salesianos recordam centenário de morte de sucessor de Dom Bosco
Roma (Quarta-feira, 07-04-2010, Gaudium Press) A Congregação Salesiana recordou ontem o centenário de morte de Padre Miguel Rua, primeiro sucessor de Dom Bosco. Por ocasião da data, os salesianos estão dedicando à memória do sacerdote, educador e religioso todo o ano de 2010 para comemorar. Homenagens começaram no dia 31 de janeiro e terminarão com o Congresso Internacional “Padre Rua na História”, que será realizado de 29 a 31 de outubro, no Salesianum, de Roma.
Conforme informações da Agência Info Salesiana (ANS), Miguel Rua foi um dos primeiros jovens a serem acolhidos por Dom Bosco e a fazerem a profissão religiosa na Congregação Salesiana Em pouco tempo, tornou-se braço direito do fundador. Quando assumiu a direção dos salesianos em 1888, a congregação possuía 700 religiosos, quando morreu, em 6 de abril de 1910, já eram quatro mil.
Nos anos de sua direção, a congregação salesiana também viu aumentar a sua influência pelo mundo. Segundo a ANS, no início do trabalho de Padre Rua, as missões salesianas se limitavam à Patagônia e à Terra do Fogo, na Argentina. Nos últimos anos à frente da congregação, já haviam missões no Brasil, Equador, China, Índia, Egito e Moçambique.
O sucessor de Dom Bosco era considerado homem de grande sensibilidade, cordial mansidão, predileção pelos jovens mais pobres, espírito oratoriano, ardente zelo missionário e profunda dedicação aos leigos. Destacou-se no seu trabalho como comandante dos salesianos pela grande abertura pastoral e social e operosidade incansável ditada pelo lema “trabalho e temperança”. Por tudo isso, em 1972 foi beatificado pelo Papa Paulo VI.
Deixe seu comentário