Centro de Pastoral da PUCRS prepara atividades do Programa Universidade Missionária
Programa Universidade Missionária quer avançar a Missão Continental proposta em Aparecida |
Porto Alegre (Quarta-feira, 07-04-2010, Gaudium Press) O Centro de Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul já esta preparando as próximas atividades do Programa “Universidade Missionária” que visa a oportunizar aos universitários e também à sociedade como um todo, após séria preparação e formação, uma experiência espiritual e solidária junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social da região.
Para este ano, conforme o Centro de Pastoral, serão realizadas três missões: Vila Fátima, em Porto Alegre, no mês de Julho; Paróquia, no mês de dezembro; Sem Fronteiras, no Chile, em janeiro.
De acordo com Gilnei Lopes de Lima, agente de pastoral da PUCRS, o programa tem como meta avançar a Missão Continental proposta em Aparecida, fazendo de cada participante dos projetos um missionário em tempo integral, em todos os ambientes que esteja. “Através dessa iniciativa, fazemos com que os universitários coloquem à disposição do próximo seus conhecimentos acadêmicos, experiências de fé, valores morais e cristãos, atuando como agentes na transformação da realidade”, afirma.
A missão da “Vila Fátima” pretende fornecer ao universitário uma experiência missionária, comprometendo-o com a missão evangelizadora e social, estimulando-o ao serviço das pessoas carentes no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, em Porto Alegre. Lima destaca que nesta atividade os universitários visitam as famílias, realizam oficinas educativas e de cultura religiosa direcionadas a jovens, adultos e crianças, além de prestarem trabalhos comunitários e pastorais.
Na missão chamada “Paróquia” o universitário tem a oportunidade de ter uma experiência missionária numa comunidade eclesial, cooperando com o plano pastoral paroquial e fortalecendo sua identidade católica. O agente ressalta que nesse trabalho os missionários integram-se aos projetos pastorais em andamento na comunidade paroquial, como por exemplo, visita às famílias, animação de liturgia, recreação, encontros e oficinas com crianças, jovens, adultos e idosos.
Já na missão “Sem Fronteiras” o objetivo é proporcionar aos universitários uma experiência missionária além-fronteiras. Um grupo de universitários é selecionado, preparado e enviado a um projeto missionário no Chile para a realização da Misión Pais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Chile. A participação nesta missão é condicionada à participação na Missão Vila Fátima ou Missão Paróquia. Ocorre anualmente, no período de férias de verão, e tem duração média de 20 dias.
Para Lima, por se tratar de uma universidade confessional, esse trabalho é primordial, pois envolve a ação do universitário, formando a consciência de futuros profissionais. “São eles que posteriormente atuarão na sociedade com a visão da realidade, após receberem uma formação humana integral e cristã, que é a proposta de missão da universidade”, acrescenta.
Deixe seu comentário