Cardeal Tarcísio Bertone chega ao Chile para visita oficial
Santiago (Quarta-feira, 07-04-2010, Gaudium Press) O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, começou hoje uma visita oficial ao Chile. O purpurado, enviado especial do Papa, chegou ao aeroporto internacional da capital chilena às 8h45 (hora local), onde foi recebido pelo arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, pelo presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Alejandro Goic, pelo bispo castrense Dom Juan Barros e pelo núncio apostólico no país, Dom Giuseppe Pinto.
Ao desembarcar, Cardeal Bertone saudou os jornalistas presentes no aeroporto e disse que aceitou com “muito gosto o convite do governo e dos bispos para vir ao Chile”. Ele ainda lembrou que “o Papa Bento XVI me confiou no último domingo a missão de transmitir sua estima e afeto às comunidades diocesanas e seus pastores, ao povo chileno e suas autoridades”.
O secretário de Estado do Vaticano afirmou ainda que o Papa está acompanhando as noticias do país desde o dia do terremoto (27 de fevereiro) e que “quis fazer chegar a todos os chilenos a sua solidariedade, pedindo a Deus especialmente pelos falecidos, os feridos e todos que padeceram pelos terríveis danos provocados por esta catástrofe”.
Sobre o trabalho missionário no Chile, o secretário de Estado vaticano disse que “o Evangelho do Chile será um decisivo impulso para a Missão Continental que está sendo realizada no país e foi promovida pela 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, celebrada em 2007, em Aparecida, no Brasil. Ele disse ainda que será importante para “unir todos os filhos desta bendita terra em torno da Palavra de Deus e que sob o amparo materno de Nossa Senhora, escutem, meditem e ponham em prática de forma que sejam cada vez mais discípulos e missionários de Jesus Cristo”.
Agenda
O Cardeal Bertone se encontra nesta quarta-feira com o presidente da República, Sebastián Piñeras, na sede do Governo e, à tarde segue para a diocese de Punta Arenas, onde realiza diversas atividades. Amanhã presidirá a Santa Missa na Catedral Magallánica, às 19h.
Também amanhã, o cardeal viaja a Concepción, uma das cidades mais devastadas, onde presidirá a Eucaristia no átrio da Catedral Penquista, às 11h30. Durante a tarde, terá encontros com jovens e diversas comunidades em Talcahuano.
No sábado visitará os Santuários de Santa Teresa de Los Andes, em Auco, e de Santo Alberto Hurtado. No domingo, participará de uma das tradicionais celebrações locais: o Quasimodo, quando se leva em uma carruagem o Corpo de Cristo aos enfermos da comunidade.
Ainda no domingo, presidirá a Eucaristia na Catedral de Santiago, que será concelebrada por todos os bispos chilenos, às 17h. No marco da celebração, o Cardeal Bertone fará a entrega solene à Igreja e ao povo do Chile da imagem da Virgem do Carmo Missionária, que o Santo Padre abençoou na semana passada em Roma. Essa imagem peregrinará durante todo este ano pelo país.. O início da peregrinação será em algumas das zonas mais afetadas pelo terremoto e maremoto.
A agenda do Cardeal secretário de Estado contempla, também, uma conferência na Pontifícia Universidade Católica do Chile, intitulada “A Igreja e o Estado a 200 anos da Independência nacional. História e perspectivas”. Bertone também se encontrará com comunidades salesianas e oficiará uma Santa Missa no Santuário Nacional de Maipú, devido ao centenário do Bispado Castrense de Chile.
O Cardeal Tarcisio Bertone regressa ao Vaticano na quarta-feira, 14.
Deixe seu comentário