Gaudium news > Documento mostra que metade das igrejas do Chile foram danificadas com o terremoto

Documento mostra que metade das igrejas do Chile foram danificadas com o terremoto

terremotochile_Roberto_Cand.jpg
Segundo relatório, do total de templos danificados, 19% tiveram estrago total

Santiago (Terça-feira, 06-04-2010, Gaudium Press) O Escritório de Estatísticas da Conferência Episcopal do Chile divulgou hoje pela manhã um relatório no qual revela que 47% dos templos e igrejas católicas do país sofreram algum tipo de dano em consequência do terremoto e do tsunami que atingiram o território no dia 27 de fevereiro.

De acordo com o documento, do total de templos prejudicados, 19% sofreram danos severos ou estrago total e 24% estão com deficiências graves, mas têm chances de recuperação. Em relação às igrejas, 25% delas tiveram prejuízos materiais consideráveis e 32% podem ser reconstruídas. O relatório explica que a maioria dos danos severos e graves nas edificações corresponde a torres e campanários localizados em espaços em colapso e centros duramente atingidos pelo sismo.

Templos destruídos, fiéis sem lugar para rezar

A estimativa, segundo o Escritório de Estatísticas é de que cerca de um milhão de católicos não terão onde se congregarem para seus serviços de comunhão. Para solucionar temporariamente esta situação, a Conferência Episcopal do Chile orientou os sacerdotes a acompanharem pastoralmente as famílias de vítimas e a realizar os serviços litúrgicos e de catequese.

O Escritório de Estatísticas da Conferência Episcopal do Chile destaca, ainda, que a Igreja Católica apresenta um patrimônio cultural significativo no país. Segundo informações do departamento, muitas construções atingidas datam de séculos passados e possuem o título de monumentos nacionais, sendo que algumas delas foram restauradas recentemente.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas