Mais de 100 padres participam da Missa dos Santos Óleos em Campo Limpo
São Paulo (Quinta-feira, 01-03-2010 Gaudium Press) Centenas de fiéis participaram na manhã desta quinta feira da missa dos Santos Óleos na Catedral de Campo Limpo (SP). A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes e contou com a presença de todos os padres que atuam na diocese.
Um dos momentos mais importantes da celebração foi a renovação das promessas sacerdotais. Antes, porém, durante a homília, Dom Luiz falou sobre este momento e pediu para que todos os padres se espelhem cada vez mais no exemplo de São João Maria Vianey, O Santo Cura D’Ars, padroeiro dos sacerdotes.
“Nós temos que ser o exemplo para toda a comunidade. Não podemos nos deixar levar pelo fato de sermos padres, de sermos administradores, ou até mesmo a posição de ter um cargo na igreja. Nós – e eu me incluo nisso porque além de Bispo, eu também sou representante de Deus – temos que fazer com que Deus seja em nós, a sua representação humana na Terra. Vamos viver intensamente esta reta final do Ano Sacerdotal que foi instituído pelo Papa Bento XVI e que a Igreja seja sempre esta referência de amor para com os homens”.
Logo após a renovação das promessas, Dom Luiz Antonio Guedes fez a bênção dos Santos Óleos, que serão usados nas celebrações do Batismo, do Crisma, na Unção dos Enfermos e nas Ordenações.
Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os neo sacerdotes que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.
Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor ou até mesmo a morte.
Deixe seu comentário