Diocese de Pelotas (RS) lança oficialmente Ano do Centenário e Ano Eucarístico
Pelotas (Quarta-feira, 31-03-2010, Gaudium Press) Dentro das celebrações da Semana Santa, a Igreja Católica celebra nesta Quinta-feira Santa a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, com celebrações no mundo todo. Na Catedral Metropolitana de Pelotas (RS), a diocese também aproveitará a ocasião para lançar, no mesmo dia, o Ano do Centenário da diocese de Pelotas e do Ano Eucarístico Missionário, quando todas as paróquias receberão a logomarca e outros materiais alusivos aos 100 anos da diocese.
De acordo com o bispo diocesano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, é fundamental celebrar os 100 anos de história da diocese, uma história de vivência da fé, da esperança e da caridade – “as três virtudes teologais” – e, por isso mesmo, uma história do Reino de Deus no meio do povo de Pelotas. “Que essa celebração nos torne protagonistas, construtores do Reino de Deus no presente da história”, completa.
Para Dom Jacinto, ao celebrar a história da diocese e fazer com que as comunidades se tornem protagonistas do presente dela, se exige um maior compromisso e comprometimento. E segundo ele, para a igreja local de Pelotas, se trata de um maior compromisso com a catequese, com a liturgia e com a caridade. “Devemos nos comprometer em vivenciar mais a fé, através da catequese, em celebrar mais a esperança, através da liturgia e concretizar mais o amor, através da caridade”, diz.
O bispo ressalta que para viver plenamente esse três pilares da Igreja de Cristo é fundamental a participação na eucaristia, pois ela é a fonte e o cume de toda a vida cristã e eclesial. “Nesse sentido, precisamos também fazer um empenho especial em descobrir e viver o domingo como dia do Senhor, precisamos santificar o domingo, sobretudo, com a participação na Eucaristia”, afirma. “
Uma das atividades pela comemoração do centenário da diocese será a peregrinação de um estandarte com a estampa da efeméride, que está fundamentada na ideia-força da festividade: “100 anos: mais compromisso, eucaristia e missão”. Na celebração de quinta-feira, a logomarca será entregue em todas as paróquias da diocese, e apresentada aos fiéis durante o Tríduo Pascal. Depois, ela deverá percorrer todas as comunidades de cada paróquia, paulatinamente, como um sinal de unidade da diocese em seu centenário.
Dom Jacinto ainda explica brevemente cada elemento que compõe a estampa: primeiro, o mapa da diocese, que simboliza a Igreja local; segundo, as cúpulas da Catedral e do Santuário de Guadalupe, que significa a história dos cem anos da diocese; terceiro, a cruz, que indica o compromisso do cristão; quarto, os símbolos eucarísticos, que representam a Eucaristia que edificou a Igreja de Pelotas e quinto, a sagrada escritura, que orienta a missão evangelizadora.
O estandarte estará em peregrinação até o dia da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, 17 de outubro, onde serão celebrados os 25 anos da Romaria e o encerramento do Ano do Centenário de Pelotas.
Deixe seu comentário