Gaudium news > Meditações escritas pelo Cardeal Ruini para a Via Crúcis do Coliseu são apresentadas

Meditações escritas pelo Cardeal Ruini para a Via Crúcis do Coliseu são apresentadas

Cardeal Camiillo Ruini.jpg
Vigário emérito de Roma é quem escreve anualmente as reflexões da Via Crúcis

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 31-03-2010, Gaudium Press) As meditações do Cardeal Camillo Ruini, vigário emérito da Diocese de Roma, baseadas nos quatro Evangelhos, para acompanhar as 14 estações da Via Crúcis do Coliseu romano presidida pelo Santo Padre, já foram escritas e estão disponíveis na internet.

A Via Sacra do Coliseu é uma das mais famosas e esperadas do mundo. As tradicionais 14 estações, concentradas no sofrimento de Jesus Cristo, tocam a sua breve e simples forma, o valor religioso sem referências diretas aos temas das primeiras páginas dos jornais.

O Cardeal Ruini observa no início das meditações que “o caminho da Via Sacra e todo o caminho da vida tornam-se um itinerário de penitência, de dor e de conversão, mas também de gratidão, de fé e de alegria”.

No Jesus crucificado, “se manifesta a verdadeira grandeza de Deus, aquela grandeza misteriosa que nenhum homem podia imaginar” e “se revela também uma outra grandeza, a nossa grandeza, a grandeza que pertence a todo homem pelo próprio fato de ter um rosto e um coração humanos”, escreve o vigário.

Na sétima estação – “Jesus cai pela segunda vez” – há uma breve referência a João Paulo II, por ocasião do 5º aniversário de sua morte. Nela, o Cardeal Ruini cita o livro “Memória e identidade”, do Papa Wojytila: “‘o limite imposto ao mal, do qual o homem é artífice e vítima, é definitivamente a Divina Misericórdia’, exortando o fiel a ser humilde e suportar a cruz cotidiana de todo homem”.

Ao término da encenação da Via Crúcis, que será transmitida ao vivo para vários países do mundo, o Santo Padre fará um discurso aos fiéis. Os livretos para o uso dos fiéis com os textos das meditações do Cardeal Ruini estão à venda nas lojas da Livraria Editora Vaticana e em outras que especializadas em livros religiosos. O jornal vaticano, Osservatore Romano, publicou o texto integral em italiano. As imagens escolhidas para o livreto deste ano provêm da igreja de São João Nepomuceno em Viena e reproduzem as Estações da Cruz pintadas por Joseph Fuhrich (1800-1876).

Os textos das meditações da Via Sacra do Cardeal Ruini nas diversas línguas (francês, inglês, italiano, polonês, português, espanhol e alemão) estão disponíveis a partir de hoje no site oficial do Vaticano: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/documents/index_via-crucis_it.html.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas