Católicos começam o Tríduo Pascal, tempo de silêncio e de oração
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 31-03-2010, Gaudium Press) “Amanhã terá início o Tríduo Pascal, centro de todo o Ano Litúrgico, no qual somos convidados, através do silêncio e da oração, a contemplar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor”, explicou o Papa ao iniciar sua audiência geral da Semana Santa, nesta quarta-feira.
Ao contrário do que vinha fazendo nas últimas audiências com os fiéis na Praça de São Pedro, desta vez o pontífice não abordou a catequese de nenhum santo ou teólogo medieval. Bento XVI dedicou-a, no entanto, ao significado da mais importante festa cristã, da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Entre os fiéis presentes hoje à Praça de São Pedro, estava grande número de jovens, que participarão de Congresso em Roma |
Evocando o Ano Sacerdotal, o Papa exortou em particular os sacerdotes de todo o mundo, para que se deixem “conquistar por Cristo”, e sejam “mensageiros de esperança, de reconciliação, de paz!”. O Papa se referiu à Santa Missa Crismal, durante a qual o bispo, junto aos presbíteros de sua diocese, renova as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da Ordenação.
“Como prelúdio [ao Tríduo Pascal], na manhã da Quinta-feira Santa celebramos a Missa do Crisma, na qual são consagrados os santos óleos e os sacerdotes renovam as promessas da sua ordenação, gesto que neste Ano Sacerdotal assume um significado especial. Que eles possam ser mensageiros de esperança, de reconciliação e de paz!”
Em seguida, discorreu sobre as outras cerimônias que compõem o Tríduo. “Ao entardecer do mesmo dia, comemoramos a instituição da Eucaristia e o gesto do lava-pés visto como uma representação da vida entrega de Jesus com o seu amor levado ao extremo; um amor infinito capaz de habilitar o homem para a comunhão com Deus e torná-lo livre. Na Sexta-feira Santa, fazemos memória do seu sacrifício na Cruz para a nossa redenção. Por fim, após o silêncio do Sábado-Santo, celebramos a Vigília Pascal na qual, com o canto do Aleluia, proclamamos a Ressurreição de Cristo: a vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte”.
O Papa pediu aos fiéis para “viverem intensamente este Tríduo Santo, já iminente, para serem mais profundamente inseridos no Mistério de Cristo, morto e ressuscitado por nós. Acompanhe-nos neste itinerário espiritual a Virgem Santíssima”.
Aos fiíes de língua portuguesa, o Santo Padre dirigiu uma saudação de votos pascais: “Amados peregrinos de língua portuguesa, e de modo especial vós jovens universitários vindos para o UNIV: a todos dou as boas vindas, desejando uma participação frutuosa nas referidas celebrações que possa conduzir-vos a uma comunhão cada vez mais intensa com o Mistério de Cristo. Que Deus vos abençoe!”
Entre os visitantes presentes estavam 4 mil participantes do 43º Congresso Universitário Internacional UNIV, promovido pela Opus Dei, um grupo do Centro Cultural Mirador de Porto Alegre, Brasil e um grupo da Argentina. São numerosos os visitantes que vêm do mundo todo para participar do Tríduo Pascal com o Santo Padre. Apenas na audiência geral desta quarta-feira estiveram presentes cerca de 11 mil fiéis, segundo estimativas da Prefeitura da Casa Pontifícia.
Deixe seu comentário