Diocese gaúcha de Novo Hamburgo festeja 30 anos
Para comemorar a ocasião, diocese está preparando colcha com representações feitas por suas paróquias |
Novo Hamburgo (Terça-feira, 30-03-2010, Gaudium Press) Nesta terça-feira, dia 30 de março, a diocese de Novo Hamburgo (RS) está celebrando seus 30 anos de existência. E para festejar esta data, a Pastoral Catequética da diocese está promovendo uma iniciativa que consiste na confecção de uma colcha de retalhos representando as paróquias, seminários e santuários da cidade gaúcha. “É com pequenos pedaços que se constrói uma grande história”, e é com base nessa ideia que a atividade está sendo articulada.
De acordo com a assessoria de comunicação diocesana, foram entregues às diversas paróquias de Novo Hamburgo pedaços de tecido, com 20 centímetros de largura por 20 cm de comprimento, para que ali representassem sua comunidade. A assessoria destaca que o ponto de partida da ideia é a criatividade, portanto as comunidades têm o liberdade para utilizar quaisquer formas e técnicas de artesanato, pintura, bordado, mosaico, entre outros.
Os trabalhos confeccionados pelas paróquias deverão ser entregues à diocese até o final do mês de maio, quando então terá início a união das peças para a montagem da colcha.
O 30° aniversário da diocese terá uma comemoração oficial durante a celebração eucarística da Crisma, momento da benção dos Santos Óleos, na Quinta-feira Santa, dia primeiro de abril. Nesta ocasião, o bispo diocesano, dom Zeno Hastenteufel, fará um regaste da história da diocese de Novo Hamburgo, com ênfase para o trabalho pastoral ali realizado. Após a missa, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, haverá um almoço de confraternização com padres, diáconos e a comunidade em geral.
Outra questão mencionada pela assessoria é que, no ano de seu Jubileu de Pérola, a diocese também caminha rumo a uma importante conquista: a implantação das Santas Missões Populares (SMP) – com lançamento oficial no dia 23 de maio. A memória diocesana ainda será lembrada e destacada nas romarias, retiros, semana teológica, entre outros eventos.
Localizada no Vale do Rio dos Sinos, a diocese de Novo Hamburgo abrange um milhão de habitantes. Foi criada em 02 de abril de 1980 pela bula “Cum sacer praesul ecclesia” do Papa João Paulo II, como território desmembrado da arquidiocese de Porto Alegre. Sua instalação contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco e posse do primeiro bispo Dom Aloísio Sinésio Bohn. Atualmente, a diocese é integrada por 23 municípios e seu bispo é dom Zeno Hastenteufel.
Deixe seu comentário