Gaudium news > Bispos franceses apostam no fortalecimento das vocações de leigos

Bispos franceses apostam no fortalecimento das vocações de leigos

Lourdes (Terça-feira, 30-03-2010, Gaudium Press) Os bispos da Conferência Episcopal Francesa encerraram na última sexta-feira sua mais recente – e importante – reunião plenária. Isso porque a Igreja no país passa por uma sensível diminuição no número total de sacerdotes, e o tema dominou as conversas da plenária realizada em Lourdes.

msr. fruchaud.jpg
Dom Lucien Fruchaud, de Saint-Brieuc e Tréguier, foi um dos que defenderam mais espaço aos leigos

“A Igreja francesa é vital, dinâmica, enfrenta dificuldades e não as esconde: os sinais da presença cristã na sociedade de hoje estão se atenuando; a transmissão da fé às novas gerações está fragilizada, e o futuro das comunidades é incerto. Além disso, a redução do número de sacerdotes torna mais aleatória a possibilidade de manter a atual organização de paróquias e dioceses”, declarou na conclusão dos trabalhos o arcebispo de Paris e presidente da Conferência Episcopal, cardeal André Vingt-Trois.

Em dez anos (1998-2008), o número de sacerdotes passou de 26.598 a 19.640. Os seminaristas eram 1.043 em 1998, e em 2008, 741. Nesse mesmo período, o único dado em aumento foi o número de diáconos, que passou de 1.273 para 2.250. Os dados são da Conferência Episcopal Francesa e foram divulgados pela Radio Vaticana.

Apesar disso, é quase consenso entre os prelados franceses que esse cenário irá de certa forma fortalecer ainda mais a instituição do sacerdócio e a Igreja como um todo no país. Dom André descartou um plano nacional de reforma e defendeu o objetivo de “sustentar-nos uns nos outros, levando a cabo o trabalho de nossas dioceses, cada uma com sua particularidade e diversidade”.

“As estatísticas impõem a escolha de dar mais espaço aos leigos, para assegurar a perenidade da comunidade”, declarou o bispo de Saint-Brieuc e Tréguier, Dom Lucien Fruchaud, comentando justamente o aumento no número de diáconos.

Para o bispo de Autun, Chalon-sur-Saône e Mâcon, Dom Benoît Rivière, também presidente do Conselho para a Pastoral das Crianças e Jovens, “será obrigatório” continuar estudando esses dados, uma análise que já vem sendo feita há dois anos pela Conferência.

Por causa da proximidade com a Páscoa, a Assembleia Plenária leu uma mensagem fraterna “aos irmãos orientais”, de modo especial aos católicos recentemente mortos em países onde são minoria e “às testemunhas do Ressuscitado que vivem perseguidas”.

“Vocês vivem muito frequentemente o medo, os insultos e inclusive a violência. Rezamos para que em todas as nações sejam respeitadas a liberdade de consciência e a liberdade religiosa”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas