Gaudium news > Papa preside Missa de Domingo de Ramos e pede que homem ”suba à altura” do seu ser

Papa preside Missa de Domingo de Ramos e pede que homem ”suba à altura” do seu ser

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 29-03-2010, Gaudium Press) “O homem pode escolher uma via cômoda e pôr de lado qualquer fadiga. Pode também descer para bem baixo, para o que é indigno. Pode enterrar-se no lodo da falsidade e da desonestidade”, mas a sua verdadeira vocação é ir em direção à “altura do ser homem”, lembrou o Papa Bento XVI durante a missa do Domingo de Ramos, ontem. Para os católicos, tiveram início as celebrações da Semana Santa que precedem uma de suas festas mais importantes, a Páscoa.

Domingo de Ramos2_29_03.jpg
Bispos em procissão com ramos durante a cerimônia na Praça de São Pedro

No começo da celebração de ontem na Praça de São Pedro o Papa fez a tradicional benção dos ramos. Depois, ressaltou em sua homilia que Jesus Cristo nos mostra “o caminho correto para sermos homens – aquele que nos conduz à meta, à uma humanidade plenamente realizada e autêntica” e que se cumpre com uma subida que simboliza o “movimento interior da existência”. Bento XVI dirigiu-se principalmente aos jovens, numerosos, que estavam na Praça São Pedro por ocasião do Dia Mundial da Juventude.

O pontífice afirmou que Jesus nos conduz “para a vida segundo a verdade; para a coragem que não se deixa intimidar pelo palavreado das opiniões dominantes; para a paciência que suporta e sustenta o outro”. Disse ainda que a “subida” do homem o conduz para uma maior disponibilidade com os que sofrem, com os abandonados, com a fidelidade, mesmo nas dificuldades. “Essa visão conduz à liberdade definitiva, concedida por Deus e também a viver o caminho em nós, das comunidades”, sublinhou.

Segundo o Santo Padre, aquela “subida até a altura de Jesus Cristo” faz parte da sua Cruz, porque neste mundo não é possível alcançar grandes resultados sem renúncia e duro exercício”. A Cruz de Jesus Cristo é a “expressão daquilo que o amor significa: só quem perde a si mesmo, se encontra”, destacou.

Assim como no Natal e nas cerimônias pascais do ano passado, também para as celebrações desta Semana Santa o Vaticano tomou providências para poupar o Papa e economizar a força de seus quase 83 anos (seu aniversário é no dia 16 de abril). As distâncias percorridas pelo Papa nessa celebração do Domingo de Ramos foram novamente realizadas em papamóvel.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas