Gaudium news > Seminário Maior de Porto Príncipe voltará à normalidade após Semana Santa

Seminário Maior de Porto Príncipe voltará à normalidade após Semana Santa

0220Haiti-Bish_Kebreau.jpg
Segundo Dom Louis Kébreau, pouco a pouco tudo voltará ao normal para os haitianos

Porto Príncipe (Segunda-feira, 29-03-2010, Gaudium Press) Após a Semana Santa, o Seminário Maior de Porto Príncipe deve retomar as atividades que foram interrompidas por causa do terremoto que atingiu o Haiti no início de janeiro, foi o que informou o presidente da Conferência Episcopal Haitiana, o arcebispo de Cap-Haitien, Dom Louis Kébreau, em Königstein, Alemanha, aos colaboradores da organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A rotina do Seminário será reiniciada de forma parcial. Segundo o arcebispo, os seminaristas, procedentes de várias dioceses haitianas, e os docentes, se alojarão provisoriamente em barracas de acampamento. Apesar disso, o prelado mostra-se otimista. “Este novo começo representa um sinal de esperança para este país destruído e traumatizado”, diz.

Aos colaboradores da AIS, Dom Kébreau destacou o sofrimento pelo qual ainda passa o povo do Haiti. “Muita gente vai até os sacerdotes em busca de consolo e ajuda. Os haitianos ainda se encontram em estado de choque pela perda do cônjuge, dos filhos ou de outros familiares”, conta.

O prelado lembra também que a Igreja Católica haitiana perdeu muito na tragédia. “Entre os mortos estão 30 dos 260 seminaristas do Haiti”, afirma. Contudo, segundo o arcebispo, pouco a pouco tudo voltará ao normal. É evidente, porém, que “superar as consequências do terremoto levará ainda muito tempo. Nós apenas começamos”, explica.

Para ajudar os 230 estudantes do Seminário Maior, a AIS doou 170 mil dólares a Igreja no Haiti, que foram utilizados para a compra de medicamentos, roupas e mantimentos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas