Arquidioceses brasileiras já respiram clima da festa da Paixão de Cristo
Cena do auto da Paixão de Cristo, em Florianópolis, Santa Catarina |
São Paulo (Sexta-feira, 26-03-2010, Gaudium Press) No próximo dia 2 de abril, quando católicos do mundo todo recordam a Sexta-Feira da Paixão, data que simboliza o caminho de Cristo até a cruz, sua crucificação e sua morte, dezenas de dioceses e arquidioceses do Brasil encenarão com fé e grande emoção os tradicionais espetáculos da Paixão do Senhor. De norte a sul do Brasil, muitas delas vivem desde já, com a preparação de suas encenações, um clima de expectativa.
A arquidiocese do Rio de Janeiro promete novidades. Seu tradicional Auto da Paixão, que acontece há 40 anos nos Arcos da Lapa, terá agora, segundo o diretor da peça, Marcos Fonseca, uma efetiva linguagem teatral, a exemplo de outros espetáculos pelo país: um telão pontuará os momentos do espetáculo e efeitos de luzes trarão mais veracidade ao momento. “Nós queremos que as pessoas voltem a se emocionar ao assistir este Auto”, diz.
Já em Belo Horizonte, a encenação da Paixão de Cristo ficará a cargo do Centro Cultural São João Batista, que apresentará a 27ª edição do projeto “A Luz da Paixão”. O espetáculo, que acontecerá no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), será realizado em um palco de 60 metros, com cenários grandiosos que lembram os templos e as ruas da antiga Jerusalém.
Conforme a arquidiocese de Belo Horizonte, trata-se da segunda maior e mais participativa encenação da Paixão de Cristo no Brasil – a maior é a encenação realizada em Nova Jerusalém, Pernambuco -, com mais de 800 pessoas na equipe, chegando a ter 125 pessoas em cena. A arquidiocese informa também que durante o auto, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo fará o Sermão do Descendimento.
Na cidade de Curitiba, o 32º ano da encenação do espetáculo teatral “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” do Grupo Lanteri terá algumas mudanças na configuração. Segundo informações da arquidiocese paranaense, o início do espetáculo será alterado, algumas cenas serão substituídas e o público, agora, poderá acompanhar a narração das cenas, que será feita por uma das personagens da história. A encenação acontecerá na Pedreira Paulo Leminski.
Em Florianópolis, sua arquidiocese, através do Grupo Aliança Artes Sacras, promoverá a 9ª edição da encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo em frente à Catedral Metropolitana da capital catarinense.
Segundo o coordenador do evento, Carlos J. Cruz, o Grupo, que em cada ano procura abordar um aspecto novo da Paixão, enfocará, dessa vez, a “tentação”. Com este pano de fundo, a peça se dividirá em quatro momentos fundamentais: a conspiração do Sinédrio; a expulsão dos vendilhões do templo; a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; e a crucificação.
O maior e mais famoso espetáculo da Paixão de Cristo, realizado dentro das muralhas de Nova Jerusalém, na cidade Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco já está com quase tudo pronto. A encenação, que chega a sua 43ª edição, terá uma novidade: um dia a mais de apresentações. Começa hoje e vai até o dia 03 de abril.
A arquidiocese de São Paulo também preparou uma encenação da Paixão de Cristo para o dia 02 de abril, conforme calendário divulgado por sua assessoria. O programa, no entanto, não apresenta maiores detalhes do espetáculo. Procurado, o setor de comunicação da arquidiocese indicou o nome de um responsável para falar pela peça, mas após várias tentativas nossa reportagem não conseguiu contatá-lo.
Deixe seu comentário