Mais de um milhão de peregrinos são esperados para a exposição do Santo Sudário em Turim
Cardeal Severino Poletto adiantou que o Papa visitará Turim no dia 2 de maio |
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 25-03-2010, Gaudium Press) Já foram feitas mais de 1 milhão e 300 mil reservas para ver o Santo Sudário, que estará novamente em exposição ao público entre 10 de abril e 20 de maio. Segundo os organizadores, a maior parte das reservas vem da Itália, mas há também grupos de peregrinos da França, Alemanha, Espanha, Polônia e Estados Unidos que já se manifestaram para venerar o tecido que recobriu o corpo de Cristo.
O Papa Bento XVI visita Turim no dia 2 de maio, quando presidirá uma celebração eucarística e se encontrará com os jovens e os doentes, conforme adiantou o Cardeal Severino Poletto, arcebispo da cidade e custódio do Santo Sudário, em coletiva para a imprensa.
Nesta quinta-feira, na mesma coletiva, o Vaticano apresentou o programa da exposição, que acontecerá sob o tema: “Passio Christi, passio hominis” (paixão do Cristo, paixão do homem).
A nova exposição do Santo Sudário é a primeira do novo milênio. Entre as novidades, estão uma melhora na visibilidade da imagem no tecido, possível graças à uma intervenção realizada em 2002. Foram removidos alguns “remendos” feitos pelas freiras clarissas de Chambéry no século XVI por causa de um incêndio.
Outro diferencial desta nova exposição do Santo Sudário é que o evento, além de sua natureza espiritual, religiosa e teológica, ganhou uma também uma roupagem social. Isto porque Turim, que é uma das cidades italianas mais industriais, vem sofrendo com o problema do desemprego agravado pela crise. Como resposta ao problema, a arquidiocese de Turim abriu vagas de trabalho para o período de exposição que, além do voluntariado, incluem também o setor de call center e de serviços de limpeza.
Haverá 4 mil voluntários na organização do evento e recepcionando os peregrinos, que serão divididos nos setores da assistência de saúde, para os deficientes, para receber as pessoas nas igrejas do centro histórico e nas celebrações litúrgicas.
Cada peregrino terá de 3 a 5 minutos para venerar o Santo Sudário. São previstas 50 mil pessoas por dia, 5 mil por hora. O dia da visita para veneração começará às 7 da manhã com uma santa missa e a recitação dos Louvores.
Está prevista também, no dia 17 de abril, uma “Noite de oração” dedicada aos jovens e também uma “Vigília da Solidariedade” no dia 3 de maio com o tema do desemprego. A exposição será acompanhada também por iniciativas culturais como a mostra “Ecce Homo. A imagem de Jesus na história do cinema” no Museu Nacional do Cinema de Turim.
Todas as informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial da exposição do Santo Sudário: www.sidone.org.
Deixe seu comentário