Gaudium news > Começa hoje, em Buenos Aires, a Jornada de Oração e Jejum Pelos Missionários Mártires

Começa hoje, em Buenos Aires, a Jornada de Oração e Jejum Pelos Missionários Mártires

Buenos Aires (Quarta-feira, 24-03-2010, Gaudium Press) As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) da Argentina estão convidando toda a comunidade católica do país para se unir à Jornada de Oração e Jejum pelos Missionários Mártires, que começa hoje na sede nacional da entidade, em Buenos Aires.

A jornada, que este ano terá com tema “Minha vida lhes pertence”, será uma celebração de regozijo e reconhecimento, na qual, por meio do jejum e da oração constante, os sacerdotes, religiosos, leigos comprometidos e pessoas de boa vontade colocarão nas mãos de Deus milhares de missionários que perderam suas vidas exercendo o trabalho evangelizador.

Segundo as OMP da Argentina, a iniciativa para a realização da Jornada surgiu em 1993 do Movimento Juvenil Missionário das Obras Missionárias Pontifícias da Itália e, com o passar do tempo, se estendeu a muitas outras nações. “Como já fez em 2009, as OMP da Argentina aderem a esta iniciativa e convidam, sobretudo, cada uma das dioceses, paróquias, famílias, consagrados, jovens, enfermos e idosos a se unirem a esta jornada e a rezarem de modo especial pelos missionários de todo mundo”, disseram.

Atividades sugeridas
Na Jornada de Oração e Jejum pelos Missionários Mártires deste ano, os participantes farão diversas atividades, entre elas: vigília e adoração Eucarística; a criação de um “canto de martírio”, que será composto por uma cruz, um pano vermelho e uma rama de oliveira com os nomes dos missionários assassinados; a plantação de uma árvore em homenagem aos missionários mártires; e, finalmente, um convite para fazer soarem os sinos como símbolo de reflexão.

As OMP da Argentina convocam, também, as famílias de todo país para acenderem uma vela de cor vermelha, junto a um pano de mesma cor e colocá-los próximo à janela; a experimentarem a reconciliação entre os pais, filhos, esposos e vizinhos; e a doar o dinheiro correspondente à alimentação deste dia de jejum a uma obra de caridade.

Para os enfermos, o convite é o de oferecer todos os seus sofrimentos à causa missionária, para assim sustentar a missão de cada um deles em cada canto do país e pedir ao Senhor o dom de santas e numerosas vocações missionárias. Por fim, as OMP fazem um chamado aos jovens para que visitem um hospital, uma prisão, um enfermo ou um idoso que se encontre solitário.

“A oração e o jejum, na tradição cristã, são gestos concretos de amor, de comunhão com Deus e com a Igreja; vivê-los, por ocasião da jornada de oração e jejum em memória dos Missionário Mártires, significa pedir a Deus que sustente os missionários de todo o mundo e as comunidades cristãs que sofrem hoje discriminação e perseguições”, concluíram as OMP da Argentina.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas