Gaudium news > Mais um sacerdote católico é preso na China

Mais um sacerdote católico é preso na China

Igreja China.JPG
No país, a Igreja Católica subordinada ao Papa é considerada “clandestina”

Fujian (Quarta-feira, 24-03-2010, Gaudium Press) Padre Liu Maochun, sacerdote católico clandestino da diocese de Mindong – na China, religiosos católicos que reconhecem o Papa como autoridade máxima da Igreja e não submetem seus nomeados à aprovação de autoridades chinesas não são reconhecidos pelo governo – foi preso na última sexta-feira por forças de segurança do governo. Com informações da agência Asia News.

A acusação que recaiu sobre o padre foi promoção de “reunião ilícita”. Em janeiro deste ano, o sacerdote e o Padre John Baptist Luo Wen, da mesma diocese, foram acusados de organizar dois acampamentos de fé para estudantes universitários em nome da comunidade da Igreja “clandestina” de Mindong, banida pelo governo da cidade de Fu’an em 1992 como uma organização ilegal.

Padre Liu foi preso apenas um dia depois que o Padre John Baptist Luo Wen foi solto, após permanecer preso por 15 dias no centro de detenção da cidade sob a mesma acusação. Outros sete sacerdotes estão sendo indiciados por promoção de “reunião ilícita”.

Segundo declarou Padre Luo Wen, ele ficou preso em uma cela de 40 metros quadrados que abrigava mais 21 homens, na maioria traficantes de drogas e viciados. O sacerdote disse ainda que eles dividiam uma mesma longa cama de cimento, sendo que alguns tinham de dormir no chão.

Ainda de acordo com o religioso, enquanto outros detentos podiam receber visitas duas vezes por semana, ele foi privado de seus direitos legais e não pode ver ninguém. Padre Luo Wen disse ainda que não havia banheiro disponível e que os presos tinham de se lavar com água fria em um pequeno pátio. “Devido ao tempo frio, não me lavei durante o período de detenção”, revelou o sacerdote.

Além da detenção de Padre Luo Wen e do Padre Liu, todos os sete padres indiciados receberam uma multa de 500 yuans (aproximadamente 73 dólares).

Fu’na, a base da diocese “clandestina” de Mindong, tem sido um centro de atividades católicas desde que missionários dominicanos espanhóis chegaram à província de Fujian no século 17.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas