Gaudium news > Papa pede a bispos da Burkina Faso e Níger que criem institutos de formação para leigos católicos

Papa pede a bispos da Burkina Faso e Níger que criem institutos de formação para leigos católicos

catolicos-na-africa.jpg
Segundo Bento XVI, catequistas podem ajudar no anúncio do Evangelho ao povo

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 22-03-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI pediu a bispos de Burkina Faso e do Níger, na África, que dessem mais atenção à formação de catequistas e estimulassem a criação de um número maior de institutos de formação para leigos católicos. O apelo foi feito neste sábado, quando os prelados, concluindo sua visita “ad Limina Apostolorum” a Roma, foram recebidos pelo Santo Padre no Vaticano.

Para o Papa, a sólida formação de leigos e a maior disponibilidade de institutos voltados a ela são importantes porque os catequistas são “os colaboradores indispensáveis dos sacerdotes no anúncio do Evangelho”. A função dos catequistas, explicou Bento XVI, vai além da primeira evangelização e do catecumenato, indo ao encontro também da animação da sociedade e das comunidades em linha com outros agentes pastorais.

O pontífice recomendou aos bispos que velassem pela sua “formação humana, intelectual, espiritual e pastoral, permitindo-lhes também garantir seu serviço com fé e competência”. “Uma fé garantida, fundada em uma relação pessoal com Cristo, manifestada na prática habitual da caridade e apoiada por uma comunidade viva, é uma ajuda no desenvolvimento da vida cristã”, arrematou o Santo Padre.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas