Gaudium news > Presidente do episcopado italiano condena aborto na abertura de congresso

Presidente do episcopado italiano condena aborto na abertura de congresso

Cardeal Angelo Bagnasco.jpg
Cardeal Bagnasco pediu à população que vote por “valores inegociáveis” nas próximas eleições

Roma (Segunda-feira, 22-03-2010, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, pediu hoje, durante seu discurso pela abertura de nova reunião do conselho do episcopado do país, que a população italiana se dirija às urnas nas próximas eleições levando em consideração “valores inegociáveis”, “como a dignidade da pessoa humana”.

“Que o voto seja pela vida, contra o aborto”, clamou o purpurado. O cardeal se referia às plataformas eleitorais de alguns candidatos nas eleições regionais italianas, que defendem projetos polêmicos como a descriminalização do aborto.

“[Todos devem escolher] tendo presente valores não negociáveis, como a dignidade da pessoa humana, que não se deve comprimir em qualquer condicionamento; a indisponibilidade da vida, de sua concepção até sua morte natural; a liberdade religiosa e a liberdade educativa e escolar; a família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher”, declarou o presidente da CEI.

Segundo cardeal Bagnasco, é somente sob este fundamento que se instalam e que podem ser garantidos outros indispensáveis valores, como o direito ao trabalho e
à moradia, a liberdade de empresa voltada ao bem comum, o acolhimento aos imigrantes, o respeito à criação, entre outras.

“Trata-se de um complexo indivisível de bens, deslocados para a fronteira da vida e da solidariedade, que constitui o horizonte estável do juízo e do empenho na sociedade”, sentenciou.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas