Bispos escandinavos iniciam visita “ad Limina”
Dom Anders Arborelius, de Estocolmo, é um dos presentes na ad Limina |
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-03-2010, Gaudium Press) O bispo de Helsinque, na Finlândia, Dom Teemu Sippo, e o bispo de Reykjavík, na Islândia, foram os primeiros bispos escandinavos a serem recebidos pelo Santo Padre por ocasião da visita “ad Limina Apostolorum” da Conferência Episcopal Escandinava (NBK – Nordiska Biskops Konferensen), que teve início hoje.
A Igreja Católica na Escandinávia (grupo de países do norte Europeu como Islândia, Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca) enfrenta os problemas da forte secularização da sociedade e os desafios do diálogo ecumênico com a Igreja Luterana e a comunidade muçulmana.
A NBK é constituída por cinco dioceses dos países do Norte da Europa, chamada Escandinávia. O presidente da Conferência Escandinava é Dom Anders Arborelius, O.C.D., bispo de Estocolmo, Suécia. A Santa Sé é representada pelo núncio apostólico Dom Emil Paul Tcherrig, arcebispo titular de Voli.
As dioceses escandinavas e seus bispos são: de Copenhagen, capital da Dinamarca, presidida por Dom Czeslaw Kozon; de Helsinque, capital da Finlândia, com Dom Teemu Sippo à frente; de Estocolmo, capital sueca, presidida por Dom Anders Arborelius; de Reykjavík, capital da Islândia, e seu bispo Dom Pierre Bürcher; e de Oslo, capital norueguesa, na Noruega com Dom. Markus Bernat Eidsvig à frente. Além disso, na Noruega, há duas prelazias territoriais: de Trondheim, no momento sede vacante, e de Tromso, presidida por Dom Berislav Grgic.
Deixe seu comentário