Gaudium news > A missa de domingo é a verdadeira e autêntica escola do Pai, afirma bispo mexicano

A missa de domingo é a verdadeira e autêntica escola do Pai, afirma bispo mexicano

mario-de-gasperin-gasperin_.jpg
Segundo Dom Mario Gasperin, pais devem aproximar filhos da Palavra de Deus

Querétaro (Quinta-feira, 18-03-2010, Gaudium Press) “Nada é de maior proveito e socialmente mais útil que a ativa participação na missa de domingo. Essa é a herança mais preciosa que os pais católicos podem deixar para seus filhos: participação alegre da missa de domingo”, afirmou o bispo de Querétaro, no México, Dom Mario de Gasperin, em mensagem para as famílias divulgada pela Conferência Episcopal Mexicana (CEM).

No texto, Dom Mario aponta momentos diferentes que são vividos durante a missa e comenta a importância de “assumir a dinâmica da catequese de iniciação cristã a partir do seio das famílias”, uma vez que, segundo ele, são muitos os fiéis que não participam da missa dominical, não recebem os sacramentos regularmente e nem se inserem ativamente na comunidade eclesial.

Ainda a este respeito, citando parte da mensagem que Bento XVI fez em sua Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, o prelado afirma: “Na ação pastoral deve se associar sempre a família cristã ao itinerário da iniciação cristã. Receber o Batismo, a Confirmação e, pela primeira vez, a Sagrada Comunhão são momentos decisivos não só para a pessoa que recebe, mas também para a família inteira, a qual tem de ser ajudada em sua tarefa educativa por parte da comunidade da igreja, com a participação dos seus vários membros.”

Ao se referir mais adiante sobre o encontro que a família tem com Jesus vivo na Eucaristia, Dom Mario assinala que os católicos são uma grande família, “a grande família dos filhos de Deus, que se reúne ao redor da mesa do Corpo e Sangue de Cristo para proclamar sua morte, anunciar ressurreição e esperar retorno glorioso”.

O bispo de Querétaro discorre ainda a respeito da Palavra de Deus como um guia para as crianças. “Que seria dos pais de família se não tiverem a orientação segura da Palavra de Deus para se conduzirem na vida e orientarem seus filhos?”, pergunta. Neste sentido, destaca a importância dos pais católicos aproximarem seus filhos da Palavra de Deus, para “honrarem a sua memória e da Santa Madre Igreja”.

Segundo Dom Mario, através da recitação da oração do Pai Nosso, os esposos vivem a experiência da paternidade celestial, a qual poderão comunicar a seus filhos. “Sem ter experimentado e vivido a paternidade divina é impossível ser um pai cristão, pois, da paternidade do céu se nomeia a da terra. A missa de domingo é a verdadeira e autêntica escola do Pai”, afiança.

No desfecho de sua mensagem, o prelado comenta sobre a importância do pão, que as famílias consomem reunidas em torno da mesa do lar: “é a extensão do pão sagrado da Eucaristia, que o sacerdote e toda a comunidade, que é a família de Deus, come na mesa comum do altar, no domingo”, conclui.

Texto Original de Sonia Trujillo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas