Campanha contra violência juvenil apoiada por pastorais será lançada no Legislativo Gaúcho
Porto Alegre (Sexta-feira, 19-03-2010, Gaudium Press) As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, juntamente com outras organizações sociais, estarão reunidas no dia 14 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado, para o lançamento oficial da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens e da Marcha em prol da defesa da juventude. Promovida pela Pastoral da Juventude do Brasil, a iniciativa será assumida e articulada pela pastoral gaúcha.
De acordo com Jaiane Seulim Kroth, da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, a campanha é uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda a sociedade o debate sobre as inúmeras formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que acontece no Brasil. “Temos como meta avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte”, acrescenta.
Ela destaca ainda que a iniciativa busca denunciar a falta de acesso e de dignidade no trabalho a que muitos jovens estão submetidos. Segundo dados e pesquisas nessa área é possível perceber que o sistema de trabalho na sociedade atual é causador de desigualdade e exclusão. “Queremos deixar em evidência que o trabalho deve ser fonte de vida para o jovem e não gerador de uma realidade de morte”, afirma.
Para Jaiane, na prática a campanha nacional vai efetivar políticas públicas de juventude, para garantir a inserção dos jovens no mundo do trabalho e a possibilidade de construírem sua dignidade através do mesmo. “A execução da campanha e realização da marcha é vital para as Pastorais da Juventude de todo o Brasil, pois vamos juntos denunciar as injustiças que matam a vida dos jovens e anunciar novas formas de relações humanas que sejam coerentes com a proposta cristã”, afirma.
Deixe seu comentário