Gaudium news > Simpósio de Bioética fará parte do XVI Congresso Eucarístico Nacional de Brasília

Simpósio de Bioética fará parte do XVI Congresso Eucarístico Nacional de Brasília

Padre-Eduardo-Peters.jpg
Padre Eduardo Peters, responsável pela organização do Simpósio de Bioética

Brasília (Sexta-feira, 19-03-2010, Gaudium Press) O XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010), que será realizado de 13 a 16 de maio em Brasília, terá dentro de sua programação um Simpósio de Bioética nos dias 14 e 15. Uma novidade em se tratando de congresso eucarístico. Segundo a Comissão de Comunicação do evento, o tema bioética será debatido nesta nova edição do Congresso, justamente pela importância que ganhou no mundo contemporâneo.

Conforme a Comissão de Comunicação do congresso, o simpósio sobre bioética, que terá como conferencistas, na sua maioria, membros da Pontifícia Academia para a Vida, abordará especificamente a Eucaristia como fonte e ápice da vida. Discutirá a defesa da vida, abordando temas desde a concepção até a morte natural, com enfoque, obviamente, na família e na importância da dignidade humana.

No primeiro dia do Simpósio, destaque para a conferência apresentada pelo professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Pontifícia Academia para a Vida, especialista em bioética, Dalton Ramos, que fará uma introdução sobre o assunto, e para as palestras voltadas aos casais e às famílias, com diversos temas como Valor humano da sexualidade; Planejamento familiar; e Filhos: dom ou direito. No fim deste dia, será lançado o site sobre a vida e a família, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que conterá todas as discussões acerca do tema, levantadas no Congresso.

No segundo dia de evento, uma das palestras mais aguardadas é a do investigador e especialista em bioética português, e também membro da Pontifícia Academia para a Vida, professor Daniel Serrão,. Ele virá de Portugal para discorrer sobre os problemas éticos relacionados com o fim da vida. O Simpósio se encerrará com a intervenção do assessor da CNBB, Padre Luis Bento, que lançará o Diretório Nacional de Bioética.

De acordo com o presidente da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida, responsável pelo Simpósio, Padre Eduardo Peters, o motivo da realização dos debates é porque o tema vai ao encontro da oração do Congresso Eucarístico, que convida todos a serem promotores da vida em plenitude. Assim, diz o religioso “a vida em plenitude passa pela defesa da vida, da família e da dignidade da pessoa. Por isso um simpósio desses dentro do Congresso Eucarístico Nacional”.

Conforme o padre, a vida encontra-se muito ameaçada em todos os aspectos, e devido à essa ameaça, segundo o religioso, o Simpósio de Bioética terá finalidade pastoral. “A ideia é introduzir o tema da defesa da vida e da família no contexto da atividade eclesial em todo País”, diz. “Queremos despertar nos representantes de cada diocese a necessidade da permanente discussão do tema”, conclui.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas