Papa nomeia bispo para a diocese de Caxias, no Maranhão
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19-03-2010, Gaudium Press) O Papa nomeou nesta sexta-feira um novo bispo para o Brasil. Bento XVI aceitou a renúncia por motivos de idade apresentada pelo bispo de Caxias, no estado do Maranhão, Dom Luís D’Andrea, e indicou para seu lugar Padre Vilson Basso, que exercia nas Filipinas a função de formador da Congregação do Sagrado Coração (também conhecidos como Dehonianos).
Biografia
Padre Vilson nasceu no dia 16 de fevereiro de 1960 em Cinquentenário Tuparendi, na diocese de Santo Ângelo, Rio grande do Sul. Logo após concluir sets estudos fundamentais na sua cidade natal, ingressou na Congregação do Sagrado Coração (Dehonianos). Fez seus estudos de filosofia em Brusque (SC) e de teologia em Taubaté (SP) e foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1985.
Como padre, na diocese de Viana, no Maranhão, foi vigário paroquial em Santa Inês e em Alto Alegre, além de pároco em Santa Luzia do Tide. Já na arquidiocese de São Luís, na capital maranhense, padre Vilson foi vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Conceição e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em São Paulo, foi vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu.
Padre Vilson coordenou a pastoral da juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (estado do Maranhão) e foi assessor nacional da mesma pastoral na CNBB, em Brasília, de 1994 a 1997. Desde 2007 é formador da Congregação Dehoniana, na cidade de Oro City, nas Filipinas.
Deixe seu comentário