Celam discute Missão Continental a partir do Ano Sacerdotal
Núncio Aldo Cavalli abriu reunião em Bogotá |
Bogotá (Quarta-feira, 17-03-2010, Gaudium Press) O núncio apostólica na Colômbia, Dom Aldo Cavalli foi quem abriu a reunião dos secretários-gerais das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, que se desenvolve em Bogotá, capital da Colômbia e sede do Celam.
Segundo os organziadores, o objetivo desta edição do encontro eé discutir os principais problemas e interesses de cada um ds episcopados, analisar a situação da Missão Continental, estipulada no V Documento de Aparecida, e as atividades e celebrações referentes ao Ano Sacerdotal.
Durante a homilia de sua Eucaristia, o núncio Cavalli manifestou satisfação pela convocação e vivência do Ano Sacerdotal e destacou a figura do Santo Cura d’Ars, motivador do período jubilar, afirmando que ele fora um homem coerente e ciente de sua missão como sacerdote.
O secretário-geral do CELAM, Dom José Leopoldo González González, manifestou em seu discurso solidariedade às Igrejas do Haiti e do Chile, países recentemente atingidos por fortes terremotos. Na pauta de ontem houve uma análise da realidade mais relevante dos distintos países, de seus cenários social, político, econômico e religioso; além de uma revisão das ações em andamento e ainda a serem feitas diante das catástrofes e de um trabalho de reflexão e construção conjunta dos serviços prestados pelo CELAM.
Outro tema previsto para o encontro é a execução dos elementos que constam do Documento de Aparecida e a conversão pastoral, que será feita com a presença do padre brasileiro Agenor Brighenti.
Deixe seu comentário