Arquidiocese de Curitiba promove Encontro da Pastoral da Sobriedade
Curitiba (Quarta-feira, 17-03-2010, Gaudium Press) A Pastoral da Sobriedade da arquidiocese de Curitiba (PR), iniciativa da Igreja local na prevenção e recuperação de dependentes químicos, realizará no próximo dia 20 de março seu encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade do Estado do Paraná. O encontro tem como meta reunir todos os coordenadores e equipes das dioceses do Regional Sul II da CNBB.
De acordo com a coordenadora regional da iniciativa, Silvane Cecato, o evento deverá apresentar a nova equipe de coordenação do Regional Sul II da Pastoral da Sobriedade, o Manual do Curso de Agentes e planejar as atividades pastorais para 2010. O evento, que vai acontecer neste sábado na sede da Regional Sul II, irá contar com a participação de coordenadores de todas as dioceses da região e com a presença de Dom Dirceu Vegini, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba.
Para Silvane, um dos pontos altos da reunião será a apresentação do Manual do Curso de Agentes, que sempre foi uma reivindicação da base. Ela destaca os seguintes conteúdos apresentados no manual: a espiritualidade do Programa de Vida Nova e a Identidade da Pastoral, que é o Grupo de Autoajuda (GAA), a missão da pastoral e do agente, o objetivo geral da pastoral, entre outros.
“Através do Manual queremos que todos os agentes tenham uma visão geral sobre a sobriedade e seus serviços pastorais: o GAA, que é a identidade da Pastoral da Sobriedade e que consolida o seu trabalho e o Programa de Vida Nova, que funciona porque aplica a fé na vida. È uma pedagogia de fé que leva à conversão”, diz.
Promovida pela CNBB, a Pastoral da Sobriedade busca, segundo seus coordenadores, a integração entre todas as demais Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, “através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão”.
Deixe seu comentário