Gaudium news > Arquidiocese de Medelín cria jornal on line para evangelizar crianças

Arquidiocese de Medelín cria jornal on line para evangelizar crianças

La-Flauta.jpg
Jornal on line “La Flauta” é um forma de aproveitar os recursos virtuais para evangelizar

Medelín (Quarta-feira, 17-03-2010, Gaudium Press) A Pastoral Infantil da arquidiocese de Medelín tem como objetivo, segundo a própria, dinamizar os processos de evangelização infantil por meio da formação, acompanhamento e participação dos seus agentes, pretendendo assim chegar às crianças da arquidiocese de modo que elas deem testemunho do Evangelho em âmbito pessoal, familiar e social. Para isto, a pastoral colombiana desenvolveu diversas estratégias específicas, dentre as quais se destaca o jornal “La Flauta” (A Flauta). Para falar desta importante ferramenta, Gaudium Press na Colômbia conversou com o delegado episcopal para a Infância da arquidiocese, Padre Alexander Pareja.

Desde outubro de 2009, o jornal “A Flauta” se apresenta como um meio de aproximação das crianças à arquidiocese de Medelín. Segundo Padre Alexander, esta iniciativa nasce como um veículo informativo para grupos paroquiais e colégios, onde as crianças podem encontrar, através de histórias e mensagens simples, “elementos transcendentais que tocam a consciência “. “A imagem e os recursos auditivos se convertem, numa maneira prática, simples e inovadora de transmitir estas mensagens”, complementou.

O jornal infantil contou com o apoio do sacerdote da jurisdição eclesial de Medelín, Padre Daniel Restrepo, que por vários anos foi formador do Seminário Menor da arquidiocese colombiana. O sacerdote dedicou-se a evangelizar através dos meios de comunicação e se uniu à Pastoral Infantil, realizando um seminário de formação para as crianças, onde encontram um espaço que permite a elas reforçarem seus valores morais.

E é precisamente a formação dos valores, a partir de temas como o civismo, a espiritualidade, a urbanidade e outros, que cada edição de “A Flauta” permite às crianças adiquirirem, através da “imagem e da palavra e junto a seus formadores, pais de família e catequistas, semana após semana, uma lição de vida que ajude ao crescimento pessoal” afirmou Alexander.

Por que um jornal on line para crianças?
Mas por que pensar num jornal online para crianças como meio de evangelização? Segundo o delegado episcopal para a Infância, porque era um recurso que faltava. “Nas escolas se fala muito de jornal mural, muitas organizações têm seus órgãos informativos, a Pastoral Infantil mesmo possuía também um boletim mensal e a revista “sé apóstol” (Seja apóstolo), mas, hoje, temos que aproveitar os recursos virtuais para evangelizar. Era, pois, urgente e necessário criar este veículo de informação”, diz.

Ainda, conforme o padre, o site da Pastoral Infantil também animou a arquidiocese a lançar o jornal online. “Nossa página web registrou mais de 12 mil visitantes nos últimos meses e mais de 6 mil downloads de material. Isto nos permitiu ver que era urgente usar este meio de comunicação, isto nos trouxe segurança para a aprovação do jornal”, explicou.

Texto orginal Natahli J. Rátiva M

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas