Compostela espera mais 15 mil jovens para peregrinação por Ano Compostelano
Novo altar da Catedral de Santiago será consagrado por Bento XVI em sua passagem pela cidade |
Santiago de Compostela (Terça-feira, 16-03-2010, Gaudium Press) A arquidiocese da cidade espanhola de Santiago de Compostela, bem como todos os seus fiéis, está em júbilo com a celebração este ano, do Ano Compostelano, que acontece quando o dia de Santiago, 25 de julho, cai em um domingo.
No marco da festividade, a arquidiocese espera receber mais de 15 mil jovens para sua anual Peregrinação e Encontro de Jovens (PEJ), que acontece de 5 a 8 de agosto e deverá contar com a adesão de peregrinos não só da Espanha, mas também de diversos outros países europeus. O encontro, que se desenrolará sob o lema “Como o Apósotlo Santiago, amigos do Senhor”, servirá ainda de preparação para o próximo Dia Mundial da Juventude, celebrado em Madri no ano que vem.
À frente da PEJ e das preparações para as outras peregrinações ao Santuário Compostelano está principalmente o arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio Barrio. Além disso, a arquidiocese conta com o apoio da Conferência Episcopal Espanhola e do Pontifício Conselho para os Leigos.
Entre as atividades previstas, os participantes da Peregrinação deverão se envolver em atividades pastorais, culturais, em catequeses e vigílias de oração, sempre acompanhados da assistência pastoral de bispos e padres espanhóis.
Ainda como parte das celebrações pelo Ano Compostelano, no dia 6 de novembro, o Papa Bento XVI inicia justamente por Santiago de Compostela a sua viagem apostólica de dois dias à Espanha – no dia seguinte, viaja à Barcelona. Em Compostela, o Santo Padre deverá consagrar o novo altar da Catedral.
A “Cruz Peregrina”
A Cruz do dia Mundial da Juventude – “Cruz Peregrina” ou “Cruz dos Jovens” – estará na arquidiocese de Santiago de Compostela a partir do dia 3 de agosto, e será entregue aos jovens portugueses no dia 8, quando se conclui a PEJ, a fim de que comecem o itinerário por Portugal.
A cruz símbolo dos Dias Mundiais de Juventude foi entregue no dia 6 de abril do ano passado pelo Papa Bento XVI no Vaticano a um numeroso grupo de peregrinos espanhóis, acompanhados pelo arcebispo de Madri, e começou sua peregrinação pela Espanha em setembro.
Deixe seu comentário