Gaudium news > Colômbia convida fiéis a participarem da “Jornada Nacional pela Vida”

Colômbia convida fiéis a participarem da “Jornada Nacional pela Vida”

Bogotá (Sexta-feira, 12-03-2010, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) está convocando todos os católicos do país a participar intensamente do Dia do Nascituro. Em sua mensagem, o episcopado diz que “toda vida que é gerada deve ser acolhida e o seu pleno desenvolvimento incentivado, pois é a experiência do amor sincero dos casais e da sociedade reconhece seus direitos fundamentais, facilitando as chances de atingir a fase adulta”.

O Dia do Nascituro acontece no dia 25 de março e faz parte das comemorações da Festa da Anunciação, quando é celebrada a encarnação do Filho de Deus. Segundo o episcopado colombiano, este evento “é uma resposta aos grandes desafios que a sociedade vive nos dias atuais, principalmente em relação aos direitos humanos, com uma visão especial pelos que ainda não nasceram”.

Em maio de 2006 foi aprovada na Colômbia uma lei que prevê o aborto em três circunstâncias: quando a vida ou a saúde da mulher está em perigo; gravidez em caso de estupro; diagnóstico grave de formação fetal. Entre os eventos que estão programados para o próximo dia 25, um deve chamar a atenção das autoridades colombianas para que se crie formas de se derrubar esta lei, criando “um melhor ambiente” para as mulheres que se encontram nestas situações.

A Conferência Episcopal da Colômbia preparou um material de apoio para o dia e está convidando representantes das pastorais familiares, da educação, infância e juventude, bem como as comissões pastorais para promover e desenvolver atividades de promoção da vida.

Entre as propostas estão as celebrações eucarísticas com uma bênção especial para gestantes. No site da Conferência Episcopal: www.cec.org.co está disponibilizado um documento destinado aos padres com uma fórmula especial para a benção às mulheres antes do parto.

Do mesmo modo, o CEC sugeriu que na semana anterior ao “Dia da Criança por Nascer” sejam desenvolvidas atividades como treinamentos e palestras sobre paternidade responsável, projeções de vídeo sobre a questão do aborto, reuniões médicos entre outros.

Além disso, eles estão convidando os pais a acompanhar os seus filhos “para compreender os valores da sexualidade do casamento como um projeto de vida com seriedade e responsabilidade”, e reconhecer a sua própria responsabilidade na formação dos seus filhos. E pedem que os educadores também tenham um papel vital na formação de crianças e jovens, para que as futuras gerações recebam o melhor valor a fim de “construir uma sociedade mais justa e humana”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas