Gaudium news > “Problema dos abusos sexuais não é apenas da Igreja Católica”, diz porta-voz vaticano

“Problema dos abusos sexuais não é apenas da Igreja Católica”, diz porta-voz vaticano

Papa-encontro-bipos-irlande.jpg
Papa Bento XVI em reuniao com os bispos irlandeses no dia 15 de fevereiro

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 10-03-2010, Gaudium Press) O problema dos abusos sexuais é mais amplo e abrange toda a sociedade, de forma que “concentrar as acusações somente sobre a Igreja leva a um falseamento das perspectivas”. Foi o que afirmou Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, comentando os recentes casos de abusos sexuais dentro da Igreja de alguns países europeus: Irlanda, Alemanha, Áustria e Holanda. A declaração do porta-voz foi publicada no site da Radio Vaticana.

“Certamente os erros cometidos nas instituições e de responsabilidade eclesial são particularmente reprováveis, dada a responsabilidade educativa e moral da Igreja” – destaca Pe. Lombardi. O sacerdote, porém, ressaltou que é importante recordar também o esforço da Igreja em confrontar o problema e ajudar as pessoas afetadas.

Recentemente, a Igreja Católica e o Vaticano, com a figura do Santo Padre, estiveram sob ataques da Alemanha por não reagir seriamente aos casos nas escolas alemãs. Mas a chanceler do país, Angela Merkel, defendeu o pontífice, dizendo que a “Igreja Católica leva a questão muito seriamente” e que está aberta para a “tomada de responsabilidade”. O porta-voz vaticano também apreciou as palavras da premiê.

E o tratamento sério dado por Bento XVI ao problema no caso irlandês é um exemplo, destacou Pe. Lombardi. Ele lembrou que o Papa sozinho pediu por dois encontros com os bispos da Conferência Episcopal da Irlanda e está preparando uma carta os fiéis do país.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas