Gaudium news > Bispos da Conferência Episcopal do Sudão iniciam “Ad Limina Apostolorum”

Bispos da Conferência Episcopal do Sudão iniciam “Ad Limina Apostolorum”

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-03-2010, Gaudium Press) Após a Uganda, teve início ontem em Roma a visita “Ad Limina Apostolorum” dos bispos da Conferência Episcopal do maior país africano, o Sudão. O primeiro grupo será recebido pelo Santo Padre a partir de amanhã e entre os tradicionais momentos da “ad Limina” estão as visitas aos dicastérios da Cúria romana e as celebrações nas Basílicas romanas.

Por motivos logísticos, a conferência foi dividida em dois grupos: o Norte, com cinco dioceses (Cartum, Malakal, Juba, Wau e uma parte de El Obeid) e o Sul, com quatro (Rumbek, Tambura-Yambio, Torit, Yei e parte de El Obeid). A visita do primeiro grupo de bispos sudaneses prossegue até o dia 13 de março.

O próximo grupo de bispos da Conferência Episcopal do Sudão que virá à Roma para a visita “Ad Limina Apostolorum” tem chegada prevista para o dia 15 de março e permanecerá até o dia 22.

Dados

O Presidente da Conferência Episcopal do Sudão é o bispo de Wau, Mons. Rudolf Deng Majak. A Santa Sé é representada no país por Dom Leo Boccardi, arcebispo titular de Bitetto.

Em 1905 foi introduzida a primeira lei que regularizava a presença da Igreja no país. Em 1913 foi ereta a Prefeitura Apostólica de Wau, que quatro anos depois tornou-se Vicariato Apostólico. Em 1927 foi ereta a Prefeitura Apostólica de Juba e no ano seguinte o primeiro Seminário Menor do Sudão. Em 1969 o país estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé. João Paulo II visitou o Sudão em 1993.

A missão católica no país é desenvolvida pelos padres combonianos, que animam a Igreja sudanesa e promovem o respeito humano. As religiosas presentes no país, excetuando as irmãs combonianas, são “irmãs de caridade” da Congregação de Santa Joana Antida Thouret e trabalham no campo da saúde, educação e pastoral.

Segundo os dados do Anuário Estatístico da Igreja de 2007, os católicos no Sudão são aproximadamente 15,5% da população.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas