Gaudium news > Bispos anglicanos dos EUA decidem se juntar à Igreja Católica

Bispos anglicanos dos EUA decidem se juntar à Igreja Católica

frphillips-benedictxvi-2007.jpg
Reverendo Christopher Philiips participou da reunião que decidiu pela adesão dos bispos anglicanos dos EUA ao catolicismo

Orlando (Segunda-feira, 08-03-2010, Gaudium Press) Em comunicado publicado no início da semana passada, a Casa dos Bispos da Igreja Anglicana na América, da Comunhão Anglicana Tradicional, informou a decisão de entrar em plena comunhão com a Igreja Católica, atendendo ao pedido do Papa Bento XVI.

No texto, os bispos da Igreja Anglicana americana notificam que se reuniram em Orlando, na Flórida, junto com seu bispo primaz e reverendo da Paróquia de “Uso Anglicano” da Nossa Senhora do Tormento, em San Antonio, Texas, Christopher Phillips, para deliberar sobre a questão. Conforme os bispos anglicanos, na reunião foi decidido, formalmente, o pedido de implementação das decisões da Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus”, nos Estados Unidos da América, pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Com isso, os americanos da Casa dos Bispos da Igreja Anglicana devem se tornar o segundo grande grupo de anglicanos a pedirem a comunhão plena com a Igreja Católica. O primeiro foi uma comunidade de bispos australianos chamada Foward in Faith que, em meados de fevereiro, anunciou adesão ao catolicismo. Na ocasião, um membro da comunidade australiana, bispo David Robarts, comunicou que integrantes do Foward in Faith já haviam começado grupos de trabalho com a direção da Santa Sé, visando estabelecer o primeiro ordinariato anglicano.

Publicada em novembro de 2009, a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, ofereceu aos grupos anglicanos uma maneira de ingressar na Igreja Católica, através do estabelecimento de ordinariados pessoais, um novo tipo de estrutura canônica. Seguindo esta constituição, os bispos anglicanos estarão sob a autoridade do Papa, mas poderão conservar elementos de suas tradições litúrgicas e espirituais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas