Organização pró-vida faz apelo contra lei do aborto espanhola
Para Padre Thomas, rei Juan Carlos deve atuar em conformidade com sua consciência católica |
Washington (Quinta-feira, 04-03-2010, Gaudium Press) A Human Life International, organização missionária pró-vida, por meio de seu presidente, Padre Thomas J. Euteneuer, lançou comunicado em que pede ao rei da Espanha, Juan Carlos de Borbón, que demonstre liderança moral e se negue a assinar a nova lei do aborto aprovada pelo senado espanhol no dia 24 de março deste ano. Com informações da agência de notícias ACI.
Padre Thomas afirma na mensagem, que o Rei, como Chefe de Estado, ao tomar posse de seu cargo não perde os direitos e deveres que são inerentes à pessoa humana. “Um desses direitos é atuar sempre em conformidade com sua consciência”, comenta. Segundo o religioso, Juan Carlos se declarou católico em muitas outras ocasiões, “portanto tem o direito e o dever de atuar em conformidade a sua consciência católica”, enfatiza.
Na tentativa de convencer a realeza, Padre Thomas também lança mão da História. “Todos os reis católicos da Espanha, especialmente Fernando e Isabel, se horrorizariam ante a possibilidade de assinar uma legislação tão assassina”, diz. Conforme o sacerdote, eles se levantariam para julgar com severidade um rei que abdicasse de sua responsabilidade moral ante o seu povo por meio desse tipo de ato.
Os precedentes envolvendo o rei Juan Carlos, no entanto, não são muito alentadores. Isto porque, o chefe de estado espanhol já assinou, em 1985, a primeira lei favorável ao aborto do país e autorizou, em 2005, legislação autorizando a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
Deixe seu comentário