Tudo pronto para o Congresso Teológico Internacional em Roma
São Paulo (Quinta-feira, 04-03-2010, Gaudium Press) Neste ano dedicado ao sacerdote, a Santa Sé tem promovido uma série de ações para aprimorar e refletir o trabalho dos presbíteros em todo o mundo. Aqui no Brasil, o 13º Encontro Nacional dos Presbíteros, que aconteceu entre os dias 3 e 9 de fevereiro em Itaici, interior de São Paulo, abordou o tema de forma profunda, principalmente por ter contado com a contribuição especial do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Dom Cláudio Hummes. O purpurado enviou à organização uma carta onde abordou o tema do Ano Sacerdotal e recordou o desejo do Papa Bento XVI de que este ano especial fosse um tempo de profunda renovação interior dos sacerdotes.
E nos próximos dias 11 e 12 de março, acontece na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma o Congresso Teológico Internacional, que leva o tema do Ano Sacerdotal: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”. Os participantes deste congresso de grande porte terão a oportunidade de se encontrar com o Papa Bento XVI em uma audiência na manhã do dia 12.
Segundo a Congregação para o Clero, dicastério responsável pela promoção do Congresso, as discussões estão voltadas, principalmente, para os bispos presidentes das Comissões para o Clero; os Supremos Moderadores dos Institutos e das Associações Clericais; os formadores do clero; e os sacerdotes, “primeiros e principais responsáveis pela própria formação permanente”.
O Congresso Teológico Internacional terá três sessões: duas que versarão sobre a identidade sacerdotal e a relação da Igreja com a cultura contemporânea e uma que falará sobre liturgia e celibato. Participarão desses debates, entre outros, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Dom Cláudio Hummes e o secretário do dicastério, Dom Mauro Piacenza.
Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Hummes irá abrir as discussões |
A abertura será feita por Dom Cláudio, que fará uma introdução aos trabalhos e temas que serão abordados durante a conferência. Em seguida, o professor Réal Tremblay, da Pontifícia Academia Alfonsiana e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, ministrará a palestra “Cristologia e Identidade Sacerdotal”.
Também estão confirmados como conferencistas o bispo de Regensburg, na Alemanha, Dom Gerhard Müller, o presidente emérito da Pontifícia Academia de Teologia, Dom M.Bordoni, e o Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Felippo Santoro, entre outros.
Encontro Internacional
E para encerrar o Ano Sacerdotal com chave de ouro, está marcado para os dias 9, 10 e 11 de junho o Encontro Internacional Sacerdotal, que vai acontecer também em Roma. Nesta ocasião, os padres terão a oportunidade de participar de um encontro com o Papa Bento XVI que fará uma pregação especial para esta data.
Segundo Dom Claudio, este encontro vai oferecer subsídios para a meditação, oração, reflexão e estudo aos sacerdotes e também aos Ordinários, para a preparação de Jornadas Sacerdotais, retiros espirituais e encontros com o clero.
Assim como o Congresso, o evento também está sendo promovido pela Congregação para o Clero, e dá continuidade aos Encontros Internacionais do Clero que, entre 1996 e 2004, aconteceram em Fátima (Portugal), Yamoussoukro (Costa do Marfim), Guadalupe (México), Nazaré, Belém e Jerusalém (Terra Santa), Roma (por ocasião do Grande Jubileu de 2000) e Malta.
O Papa Bento XVI fez um convite especial a este evento durante a homilia na Celebração das Vésperas da Festa da Apresentação do Senhor no dia 2 de fevereiro deste ano e disse que “o Ano Sacerdotal é uma ocasião a mais para os religiosos presbíteros, para intensificar o caminho da santificação e, para todos os consagrados e consagradas, um estímulo para acompanhar e apoiar o seu ministério com fervorosa oração. Este ano de graça terá um momento culminante em Roma com o Encontro Internacional de Sacerdotes, ao qual convido todos os que exercem o Sagrado Ministério.”
Deixe seu comentário