Gaudium news > Dom Tomasi reafirma que direitos humanos devem nortear soluções para a crise financeira

Dom Tomasi reafirma que direitos humanos devem nortear soluções para a crise financeira

Archbishop-Silvano-Tomasi.jpg
Para observador da Santa Sé na ONU, economia mundial deve ser conduzida com igualdade

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-03-2010, Gaudium Press) A delegação da Santa Sé reforçou ontem sua posição de que a perspectiva dos diretos humanos fornece uma “contribuição positiva” para uma solução definitiva da atual crise financeira. A posição foi manifestada pelo arcebispo Dom Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé na ONU para o escritório de Genebra, em plenária pela 13ª sessão dos Direitos Humanos realizada na cidade suíça.

Ainda que alguns sinais de retomada do crescimento e recuperação mundial pareçam visíveis, a crise continua a agravar as condições de milhões de pessoas mais pobres “em seu acesso a necessidades básicas”, afirmou o arcebispo. “Esta situação, portanto, requer novas regras e um sistema global de governança que consiga garantir a todos um percursos sustentável para o desenvolvimento de todos”.

Entre os principais efeitos da crise, especialmente nos mais pobres, Dom Tomasi citou o aumento da fome, a desigualdade e o desemprego. O arcebispo citou a última Encíclica de Bento XVI, Caritas in Veritate, para dizer que a economia, junto da ação política, deveria ter como escopo não o lucro, mas a justa redistribuição dos recursos. “Igualdade e justiça são critérios essenciais para a condução da economia mundial”, declarou.

Dom Tomasi lembrou ainda que a doutrina social da Igreja sempre perseguiu o objetivo do bem comum, com particular atenção aos membros mais vulneráveis da sociedade. “Dando prioridade aos seres humanos, se podem modificar as regras que governam o sistema financeiro para promover “mudanças concretas” e abandonar “os velhos hábitos de ganância que levaram à crise atual”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas