Relíquias de santos franceses chegam hoje à João Pessoa (PB)
São Vicente de Paulo foi canonizado em 1734 |
João Pessoa (Quinta-feira, 04-03-2010, Gaudium Press) Segundo a Pastoral e assessoria de comunicação da arquidiocese da Paraíba, chegam hoje à tarde na capital João Pessoa as relíquias com restos mortais de dois santos venerados na França por suas obras de caridade: São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marilac. As urnas com as relíquias dos religiosos estão em peregrinação pelo mundo em homenagem aos 350 anos da morte dos dois.
As relíquias dos santos franceses vêm de Natal e devem chegar à capital da Paraíba às 15 horas. Serão recebidas na Capela de São Vicente de Paulo, com preces, reflexões e palestras. Mais tarde, sairão em procissão com destino à Igreja Matriz de Santa Terezinha, onde será celebrada uma missa em Ação de Graças pela visitas das relíquias à cidade.
Santa Luiza de Marilac fundou ordem de caridade inspirada por São Vicente de Paulo |
À noite, serão transladadas até a Igreja Matriz do Engenho Velho. Lá, comunidades participarão de reflexões sobre o Ano Jubilar. Amanhã, os restos mortais dos santos seguirão para Campina Grande, também na Paraíba.
São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marilac viveram na França no século XVI e XVII. Ambos dedicaram suas vidas à caridade e suas histórias se cruzaram por esta devoção aos menos favorecidos. Por um apelo feito por São Vicente de Paulo, um movimento chamado Confraria da Caridade surgiu. Mais tarde, uma participante desse movimento, Santa Luiza de Marilac, acabou fundando uma ordem religiosa chamada Filhas de Caridade.
Os dois faleceram em 1660. São Vicente foi canonizado pelo Papa Clemente XII em 1737 e Santa Luiza de Marilac pelo Papa Pio XI em 1934.
Deixe seu comentário