Bispos portugueses pedem aos fiéis que se preparem para a visita do Papa
Papa visitará Portugal entre 11 e 14 de maio |
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 02-03-2010, Gaudium Press) “No horizonte da fé, da construção da unidade eclesial e de uma sociedade mais justa e fraterna”. É assim que os bispos de Portugal desejam que seja preparada a próxima visita do Papa ao país. Ontem, a Conferência Episcopal do país publicou uma nota pastoral destinada aos fiéis na qual exortam todos a se “prepararem condignamente” para receber o Santo Padre. Bento XVI estará em Portugal de dia 11 a 14 de maio.
No texto, os bispos portugueses dizem esperar que a visita não seja um “mero acontecimento passageiro, porventura muito participado e festivo”, mas antes uma “semente que germine e dê frutos de renovação espiritual, apostólica e social”.
Os prelados pedem aos fiéis que sejam “apóstolos corajosos que concretizam uma necessária e urgente comunicação de Cristo nos ambientes do agir quotidiano: política e saúde, indústria e comércio, agricultura e pescas, educação e ensino, trabalho e lazer”, deixando o relativismo e a indiferença que caracterizam as sociedades modernas.
Os bispos também afirmam que todos os fiéis devem ser “capazes de dar um contributo positivo à construção de uma sociedade mais justa”, na “fidelidade à identidade cristã”, através de “uma vida que se quer mergulhada no mundo, mas diferente em opções e atitudes, e que, sobretudo pelo exemplo, anuncia Cristo e a sua boa nova”.
“O dinamismo da Páscoa de Cristo precisa encarnar em atitudes e gestos de esperança perseverante e de amor criativo”, sentencia a carta episcopal.
Deixe seu comentário