Diocese de Blumenau (SC) abre escola de formação para agentes
Cartaz de divulgação da Escola de Formação de Agentes Sagrada Família |
Blumenau (Segunda-feira, 01-03-2010, Gaudium Press) Através da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, a Diocese de Blumenau, em Santa Catarina, iniciará, neste mês de março, a Escola de Formação de Agentes Sagrada Família, cujo objetivo é capacitar pessoas para trabalharem com a pastoral e os inúmeros serviços voltados à família. Os encontros serão realizados em cinco comarcas da diocese: Gaspar, Navegantes, Blumenau Sul, Timbó e Blumenau Norte.
Segundo o coordenador diocesano da Pastoral Familiar, diácono João Zimmermann, a escola é dividida em duas etapas, com um encontro mensal, sempre no mesmo dia da semana com duração de duas horas. No total, 16 temas serão abordados durante o curso, oito na primeira fase, e mais oito na segunda.
Na primeira etapa, a temática dos encontros será voltada para o relacionamento humano e a evangelização, que, conforme destaca o diácono, são fundamentais para a formação do agente e sua aplicação na atividade pastoral e em outros campos missionários.
Ampliando e aprofundando os temas da fase anterior, a segunda etapa tratará dos valores humanos e evangélicos nos relacionamentos e a educação para a vida familiar, comunitária e social. A proposta apresentada será sobre a necessidade da vivência dos valores cristãos em família e em comunidade, “essenciais para uma vida de comunhão e partilha”, sublinha o religioso.
Neste semestre, as atividades da escola serão realizadas, primeiramente, na Comarca de Gaspar, amanhã, e em seguida na Comarca de Navegantes, dia 04 de março. Na semana seguinte, os encontros continuam na Comarca de Blumenau Sul, no dia 11 de março e na Comarca de Timbó, no dia 18 de março. No dia 25 de março, o curso é realizado na Comarca de Blumenau Norte.
Para o diácono, tudo o que puder ser feito em benefício da família é valido e necessário. E a Escola de Formação de Agentes da Sagrada Família se insere nestas iniciativas. “Devemos recuperar os verdadeiros valores da família, seu sentido e significado: o de ser Igreja Doméstica”, conclui.
Deixe seu comentário