Bispos de Uganda iniciam a visita “ad Limina” ao Papa
Papa recebeu hoje, em visita “ad Limina”, o primeiro grupo de bispos de Uganda |
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-03-2010, Gaudium Press) A partir de hoje até a próxima segunda-feira, dia 8, está prevista a visita “ad Limina Apostolorum” da Conferência Episcopal de Uganda. Hoje pela manhã Bento XVI recebeu o primeiro grupo de bispos do país.
Nesta segunda-feira, o Papa encontrou-se com Dom John Baptist Odama, arcebispo de Gulu, acompanhado de seu auxiliar Dom Sabino Ocan Odoki, administrador apostólico de Arua; com Dom Giuseppe Franzelli, bispo de Lira, acompanhado do bispo emérito Dom Joseph Oyanga; e com Dom Martin Luluga, bispo de Nebbi.
Dados
A maior parte da população de Uganda é católica, cerca de 45 %. No país há 4 arquidioceses metropolitanas (Gulu, Kampala, Mbarara, Torero) e 15 dioceses, mais um ordinariado militar. O presidente da Conferência Episcopal é Dom Frederick Drandua, bispo de Arua.
Uganda já recebeu a visita de dois pontífices, a primeira vez em 1969. Papa Paulo VI lá esteve por ocasião do primeiro Simpósio Panafricano dos Bispos (SECAM). Em 1993, foi a vez do Papa João Paulo II.
Deixe seu comentário