100 mil fiéis chegam à Guadalupe na peregrinação mais numerosa do México
Guadalupe (Sexta-feira, 26-02-2010, Gaudium Press) Cerca de 100 mil fiéis provenientes da diocese de Toluca e arredores, no México, chegaram à Basílica de Guadalupe na última quarta-feira, naquela que está sendo considerada a mais numerosa peregrinação da história do país.
O grupo partiu de Toluca, que se encontra a menos de 50 quilômetros da capital do país, na última terça-feira e chegou à colina de Tepeyac, após três dias intensos de caminhada, no amanhecer da quarta-feira, dia 24.
Fé, devoção e amor animaram os peregrinos oriundos também de muitas comunidades da diocese de Atlacomulco e, pela primeira vez, da nova arquidiocese de Tenancingo, todas vizinhas.
De acordo com a agência Fides, a última parte do percurso teve como ponto de partida a comunidade de Cuajimalpa: a marcha teve início por vota das 22 horas da terça-feira para chegar às portas da Basílica às seis da manhã da quarta. Contribuiu para o elevado número de peregrinos o fervor guadalupano dos povos do Valle de Anáhuac, que receberam pela primeira vez, em 1531, o acontecimento das aparições de Nossa Senhora na colina do Tepeyac.
Durante a jornada de chegada, os peregrinos descansaram nas proximidades do Santuário de Guadalupe para participar na manhã seguinte de uma Santa Missa presidida pelo bispo da diocese de Toluca, Dom Francisco Javier Chavolla Ramos. Nesta celebração, os peregrinos pediram a intercessão da Virgem de Guadalupe para obter a benção de Deus sobre as obras diocesanas, sobre a missão permanente e sobre a vida dos próprios fiéis.
A peregrinação da diocese de Toluca é feita anualmente há 110 anos, mas nunca havia reunido grupo tão grande de fiéis.
Deixe seu comentário