‘Magnificat de Maria’ é o tema do sexto dia dos exercícios espirituais do Papa
Para Bento XVI, Magnificat é reflexão do pontífice |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26-02-2010, Gaudium Press) Hoje, penúltimo dia dos exercícios espirituais do Papa com a cúria romana pela Quaresma, a jornada de meditações propostas pelo pregador Dom Enrico Dal Covolo se dedicou à Virgem Maria.
Mais especificamente, os temas das meditações propostos pelo pregador foram o cântico”Magnificat de Maria” e o “Relato da Anunciação”. O teólogo salesiano propôs ainda uma meditação sobre João Paulo II.
Sobre o ‘Magnificat’ de Maria, Bento XVI afirma que Deus “se coloca ao lado dos últimos”. Dois mil anos atrás como hoje, o mundo parece dizer que “os soberbos, os potentes e os ricos” triunfam sobre os pequenos. Mas, adverte o Papa, o projeto de Deus subverte as referências sobre as quais a humanidade prefere edificar o seu futuro.
O cântico de louvor do Magnificat é a reflexão do Pontífice, é “uma autêntica e profunda leitura teológica da história”. “Uma leitura”, reitera, “que nós temos que continuamente aprender” de Maria, cuja fé “é sem sombras e sem manchas”. Maria, com a sua humildade nos indica a relação indivisível entre a grandeza do Criador e de sua criatura.
Este sexto dia de Exercícios Espirituais, concentrados na espiritualidade mariana, foi dedicado também a João Paulo II, o Papa do “Totus tuus” à Maria.
“A Virgem Mãe está constantemente presente nesta caminhada de fé do Povo de Deus em direção à luz. Demonstra-o de modo especial o cântico do ‘Magnificat’, que, tendo jorrado da profundidade da fé de Maria na Visitação, não cessa de vibrar no coração da Igreja ao longo dos séculos” escreveu João Paulo II na ‘Redemptoris Mater’.
Deixe seu comentário